sexta-feira, 17 de junho de 2022

" Western" OU Quando As Máquinas Param



Mais uma indicação de críticos e cinéfilos, " Western" de Valeska Griseback, que também está disponível no MUBI, é outro filme alemão que devemos assistir.

UM grupo de trabalhadores da construção civil sai da Alemanha para fazer um trabalho na Bulgária, em uma vila bem inóspita, afim de ganharem um dinheiro que já não estavam conseguindo em seu país.

Chegando lá, armaram seu acampamento, trabalhadores em número de 10 mais ou menos, com um chefe para organizar o trabalho, hastearam a bandeira da Alemanha, e foram ao trabalho.

Caminhando -se por ali, encontra-se uma vila de aldeões e búlgaros que também vive do trabalho no solo, na pedreira, e levam uma vida muito simples.

Meinhard ( Meinhard Neumann), um homem mais experiente e com certa idade sai para conhecer o lugar e faz alguns avanços dia a dia com o povo local, do seu jeito, fazendo mímica, falando em alemão e ouvindo em búlgaro e assim constrói algo difícil por ali.

Meinhard tem carisma, é calmo, não é arrogante como seus colegas de trabalho, e por isso consegue se estabelecer por ali todos os dias, construindo amizades com Adrian, seu sobrinho, que lhe ensinou a andar a cavalo e até lhe emprestou um lindo exemplar branco e isso tiraria o tédio de todos esses dias.

Acontece que algumas coisas aconteceram do lado alemão que os búlgaros não gostaram e isso trará problemas mais para frente ( assédio das mulheres da vila, problemas com a água, o cavalo ).

Não se pode esquecer que a Alemanha nazista apareceu em todos esses países na época da segunda grande guerra e essa ferida jamais será cicatrizada.

Western é um filme lento, mas bonito demais de ser ver, contemplar e se colocar no lugar de Meinhard.

Acredito ser o maior problema de muitos que se aventuram em trabalhar em outro país onde não conhece a língua, assim como o preconceito dos locais quanto a essa pessoa que vem fora.

Isso é notório. Western para mim é Estrangeiro.

Termino a postagem feliz de poder conhecer e ouvir um pouco de búlgaro, suas tradições, músicas, o jeito de seu povo da região rural e as relações entre eles e outros .

Valeu ! Recomendo !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário