Esse filme foi o indicado pela Rússia em 2021 ao Oscar como Melhor Filme Estrangeiro e também estava na minha lista. O filme tem a direção de Andrei Konchalovsky.
" Dear Comrades ! " que é todo filmado em preto e branco, traz uma União Soviética de 1962, onde Lyudmila ( Yuliva Vvsotskaya ) , uma executiva do Partido Comunista que lutou na guerra pela ideologia de Stalin, está certa de que seu trabalho criará uma sociedade comunista e detesta qualquer sentimento anti-soviético.
Lyudmila mora com seu pai e sua filha Svetka ( Yuliva Burova), que trabalha em uma fábrica, é rebelde, está sempre em conflito com a mãe e seus ideais e luta por liberdade.
Svetka não concorda com os altos preços dos alimentos e comidas e o rebaixamento do salário dos funcionários nas fábricas.
O que acontece ?
Uma greve em uma fábrica local, onde Lyudmila em reunião com seu núcleo gestor da KGB, testemunha um piquete de trabalhadores , que por causa da resistência e do avanço, fora baleado por ordem do governo, que busca abafar greves na URSS.
Após o banho de sangue, quando os sobreviventes fogem da praça, Lyudmila percebe que sua filha desapareceu.
E agora ?
Lyudimila tem um papel de duas caras, não pode simplesmente fazer ou falar o que pensa e sente por causa de seu trabalho na KGB e sua influência no governo.
Mas sua filha desapareceu, e agora por debaixo dos panos conta com a ajuda de um colega para ir em valas comuns ver se encontra o corpo da jovem ativista.
Achei bem atual e verdadeiro tudo aquilo que assisti, e pensei comigo como sofreu aquele povo e sofre até hoje mesmo com a queda do comunismo, mas a continuação de um governo unidirecional que impõe a sua força e as palavras como quer e do jeito que quer.
Vale a pena assistir ao filme, que está no Telecine .
Nenhum comentário:
Postar um comentário