Esse filme foi muito bem indicado e fiquei curioso em assistir. " Great Freedom" de Sebastian Meise nos leva de volta ao ano de 1968, período entre a segunda grande guerra e a guerra fria, onde o parágrafo 175 do código penal punia e levava à prisão quem fosse homossexual.
Os homens nessa época tentavam satisfazer seus desejos em banheiros públicos, locais fechados, e mesmo assim eram pegos pela polícia, que os mandavam para a prisão.
Na cadeia, sempre havia alguns deles por ali, e isso até que não era tão ruim, pois eles poderiam se relacionar em uma cela, ou algum outro lugar.
Hans (Franz Rogowski) é um homossexual, que não dava pinta e que dividia cela com um criminoso forte, acusado de assassinato, que ficaria por ali por muito tempo: Viktor (Georg Friedrich).
Viktor ao saber que ao seu lado estava um pervertido fica louco e quer expulsar o homem da cela.
Aos poucos ele aceita e entende o companheiro, que tinha uma pena de 18 meses a cumprir.
Hans foi e voltou para a cadeia umas 3 vezes. Parece até que eles adoravam fazer esse processo e todas as vezes que voltou estava lá Viktor, o qual novamente dividia a cela.
Hans encontra um homem que pegava nos banheirões da vida na cadeia e os dois conseguem se relacionar na cadeia.
Depois de um tempo, sumiram com ele. Viktor começa a ter uma amizade mais íntima com Hans.
Quando Hans sai pela ultima vez da prisão, e o código penal muda findando o parágrafo 175, que deixa de ser crime, ele não sabe o que fazer pelas ruas, já não era mais gostoso o pecado, o crime, o escondido.
Triste com a situação atual, Hans dá um jeito de se sentir liberto como era : Na prisão.
Disponível no MUBI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário