sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

" HIVE " OU Vida Difícil em Kosovo



Assisti ao filme " Hive", de Blerta Basholli, que está em algumas indicações em festivais por Melhor Filme Estrangeiro.

O filme é lento e fala da Guerra do Kosovo, seus mortos, a identificação dos corpos, o sofrimentos das mulheres que perderam seus maridos, a pobreza, as tradições machistas e um pouco mais da vida de Fahrije (Yllka Gashi), seu sogro e seus dois filhos.

Fahrije ainda não tinha reconhecido a morte de seu marido. Ia todos os dias para ver alguns corpos encontrados, roupas e pertences do dia do assassinato.

Fahrije continuava a fazer as atividades de seu marido: A apicultura. Seu marido construiu várias colméias e eles têm como renda o mel para vender em uma feira na vila.

As mulheres desses maridos para melhorarem a situação resolvem se mexer. Primeiro, querem aprender a dirigir carro, o que não é bem visto na cidade pois é coisa de homens. Segundo querem fazer uma especiaria local com o pimentão para ser vendido e terem mais renda.

Foi feita uma comissão de mulheres sem maridos e resolveram iniciar esse processo. Não foi fácil. Várias coisas aconteceram para que elas desistissem desse processo.

O que será que aconteceu com as mulheres de Kosovo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário