terça-feira, 9 de novembro de 2021

" A Lenda do Submundo" OU Jovens Não Conformistas X Regime Nigeriano

 

Assisti ao filme da HBOMAX " A Lenda do Submundo" , de Giselle Bailey e Nneka Onuorah, que conta a vida atual de jovens não conformistas com o regime ditatorial e homofóbico nigeriano.

Lá, se homens forem pegos com homens vão para a cadeia e ficam 12 anos presos. É crime !

E assim, conta -se a história de vários deles, que vivem na arte, na cultura do seu rap, da sua dança, da sua moda, e do seu modo de viver, com sofrência, fora de suas casas pois foram expulsos pelos pais e não têm família.

Eles vivem em abrigos para esse tipo de caso, uma boa parte deles convive com o HIV, vários tiveram que se prostituírem para sobreviver, alguns conseguiram fugir da Nigéria e viver livremente em outro país como os EUA.

Mas, lá também a vida não foi fácil no começo, alguns foram presos, outros viviam como refugiados e ainda presos, como lá na Nigéria, mas, todos levando a vida .

O destaque é para James Brown, um rapaz que se destacou e teve seu vídeo viralizado no mundo inteiro por expor essa barbárie, mas, também por expor sua arte, sua dança e seu jeito de falar e de ser. Resistência!

James Brown é um dos 57 homens que foram presos em uma festa gay onde dançavam e divertiam, acusados pela polícia de serem homossexuais. Mas, não há provas que eles faziam sexo com homens e essa é a lei.

Eles eram convocados a comparecerem no tribunal, e sempre havia o adiamento do processo, uma forma de deixar eles sempre envolvidos no caso e não ser encerrado, considerando -os como livres.

Essa é a Nigéria, essa é a cidade de Lagos, mostrada no documentário da HBO, onde guetos são formados para que essas pessoas possam conviver e serem livres nesses locais. 

Gostei do documentário, achei muito rico, com muitos deles serem ativistas tanto na Nigéria como nos EUA, mas, não gostei de ver como o governo nigeriano trata essas pessoas. Obvio !

Assistam na HBOMAX. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário