sábado, 21 de agosto de 2021

" dEU +" OU Esconderijos da Aparência




 Assisti a série documental da Globoplay " dEU +" , que através de três episódio fala de pessoas que convivem com o HIV e são saudáveis, levam uma vida normal, tudo porque fazem o tratamento corretamente, têm a carga viral indetectável, e assim não passam o vírus em suas relações sexuais ou em outras formas de contágio.

Bem, para chegar a esse estágio de tranquilidade, serenidade, confiança, leveza, gentileza, amor, eles passaram um perrengue muito grande desde o dia do diagnóstico positivo, até o acolhimento, aconselhamento, a informação, o apoio das famílias, amigos, ONGs e também da própria criatividade e arte de cada um deles, que teve que se reinventar para ser um multiplicador dessas ideias positivas e sadias sobre o vírus.

Uma parte deles, é ativista, faz performance, canta, se apresenta, faz dinâmica de grupos, vai à palestras, ONGs e congressos e estão sempre junto com as mais modernas informações sobre o vírus, a doença e seu tratamento.

No primeiro episódio temos o artista multifacetário Victor Bebiano, que vive com seu namorado, o cenógrafo Guilherme Espósito, soro discordante, e os dois convidam Gabriel Comicholi e mais uma amiga, que vestidos de drag queens  gravarão um videoclipe.

No segundo episódio, Ará Araujo, um potiguar que veio à São Paulo em busca de liberdade, juntamente com Micaela Cyrino, que é soropositiva desde que nasceu, Lucas Raniel e Victória Petrinni fazem uma dinâmica de grupo, constroem juntos algo positivo e saudável em relação às informações do HIV.

No terceiro episódio, Emer Conatus e seu namorados Raul Nunnes, através do podcast  Preto Positivo ,convidam Micaela Cyrino e Caliane para participarem de seus episódios, fazendo uma grande reunião em casa, com direito a torta de bananas.

Eu ressalto a leveza do documentário, a gentileza, educação dos envolvidos nessa luta árdua, cheia de estigmas e preconceitos, que deixam feridas , mas, que esses guerreiros estão com certeza acima da prateleira, e prontos para educar e levar suas mensagens a todos.

Ótimo documentário. Parabéns ! Assistam na Globoplay !

Nenhum comentário:

Postar um comentário