terça-feira, 13 de julho de 2021

" O Funeral das Rosas " OU Uma Tóquio Avante no Tempo/ Os Japoneses Também Fumam Maconha



 

Por uma dica de um cinéfilo, já que o filme sairia do catálogo do MUBI , assisti " O Funeral das Rosas " de Toshio Matsumoto, de 1969, baseado na peça Édipo Rei, de Sófocles.

O filme é maravilhoso, cheio de imagens psicodélicas, que mostra desde aquela época a comunidade queer japonesa, os clubes de homossexuais, e o preconceito que temos em qualquer parte do mundo, lá também vemos, talvez em uma menor proporção.

Os homens vestiam-se mesmo de mulheres, saíam como mulheres, e isso como nos tempos de hoje, também fazia com que eles saíssem de casa cedo, sendo expulsos, ou não se sentindo adequado no meio familiar.

 Havia um bar, onde alguns travestis trabalhavam, e esse bar era o point da sociedade alternativa, onde bebiam e usavam drogas deliberadamente.

As tomadas em preto e branco, a câmera no rosto do personagem, algumas cenas eróticas, e o dia a dia da cidade, faz do filme uma ótima oportunidade de se conhecer um pouco mais o país do sol poente.

Como aqui como lá, fadas há, lidamos também com traições, disputa de pontos e poder e até mortes por causa disso.

Creio que o mais importante é descobrir que em 1969, o Japão já falava de clubes de homossexuais proibidos, de bares gays e da grande quantidade de travestis e o mundo queer, que desfilava sobre a cidade.

A cena que mais gostei foi aquela em que os amigos se reuniram, beberam, dançaram e fumaram muita maconha .

Valeu ter conhecido o filme. MUBI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário