Gostei desse documentário de Bárbara Hammer, " The Female Closet", que conta a história de 3 artistas da fotografia dos anos 1890 -1920.
Alice Austen, de Staten Island, fez muitas fotos sobre ela mesma e suas colegas. Dizem que seu amor foi Gertrude Tate, e que as duas moraram juntas por muitos anos.
Hannah Hoch, reconhecida por suas fotomontagens, morava em Berlin, e morou 12 anos com Till Brugman, uma escritora holandesa.
Nicole Eisenman, uma pintora novaiorquina, também faz parte desse time de artistas dessa época, que através de sua arte deram um click na orientação sexual e na hipocrisia das sociedades em que viveram.
O contraponto do documentário é que em exposições contemporâneas dessas artistas em museus, as ativistas reclamam por não haver menção da homossexualidade das artistas, o que poderia ajudar a causa, mostrando mais pessoas geniais gays, e isso não foi aceito muito bem pelos curadores, e outros que organizavam tais exposições.
Não sei qual a importância disso, porque as pessoas não deixam as outras em paz. Por que tem que remexer em histórias de 1890-1910. As coisas não podem funcionar a partir do momento em que vivemos, onde cada um decide o que quer e como quer, e com quem quer ...
De qualquer forma valeu o documentário e esse embate .
Vai ao MUBI conferir !
Nenhum comentário:
Postar um comentário