O filme foca em 5 adolescentes, com depoimentos, histórias, dúvidas, ressentimentos e de certa forma, muita maturidade em conversar sobre o assunto.
Primeiro, é Moisés, que acaba de completar os seus 18 anos, teve o seu bolo de brigadeiro para comemorar, e no final, mostra a sua saída, para um apartamento alugado pelo centro, que lhe auxiliará no início , até que ele se mantenha sozinho.
Com depoimentos de psicólogo, assistente social e funcionários do estado, conhecemos um pouco mais do lado emocional dessas crianças. Suas amarras, cicatrizes, seus medos, seus escudos.
Será que estão preparados para viverem no mundo lá fora por conta própria ? Porque no centro tem casa, comida, e roupa lavada . E lá fora ?
O centro dá oportunidade de eles fazerem cursos profissionalizantes e até colocação de empregos no programa jovem aprendiz.
Algumas das adolescentes já tem filhos que moram no abrigo também, outras os mesmos estão na guarda do pai.
Achei interessante saber dessa realidade e como funciona o sistema, que depois ainda tem a chance de recolocar alguns desses jovens que não estão independentes, em um outro local chamado de república, onde eles morarão com outros jovens .
Valeu a pena . Recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário