segunda-feira, 29 de março de 2021

" Variações : Guardian Angel " OU A Busca Incessante de Um Barbeiro Português para se Tornar Um Cantor Famoso.

 


Olha, não foi o que eu esperava, mas, assisti a um filme português, foi diferente, e podemos discorrer sobre algumas coisas.

Falo de " Variações : Guardian Angel ", do diretor João Maria.

O filme começa em um pequeno vilarejo português, onde o barbeiro Antônio ( Sérgio Praia), além de cortar o cabelo, também compõe e canta suas canções. Só que nunca dá certo nos lugares em que canta ele cantar em português. Precisa lançar mão das músicas internacionais para atingir a um público maior.

Depois de um tempo, muda para Nova York, trabalha como barbeiro lá, e conhece um empresário da música brasileiro, Luis Vitta (Augusto Madeira ), que gostou de seu estilo e de suas canções. 

Antônio variações larga tudo em Nova York, até o começo de um novo affair e retorna à Lisboa para tentar se colocar no mercado com suas canções em português.

Não foi fácil essa trajetória, mas, ele de alguma maneira conseguiu, e seu último palco foi ter cantado em sua vila, para sua amada mãe.

Antônio variações morreu vítima da AIDS, assim como seu antigo amante Fernando ( Filipe Duarte), que casou-se com uma bela mulher, mas, manteve seu desejo por Antônio.

Os bares, os ensaios com as bandas, a vila portuguesa, o figurino de Antônio, a barbearia e suas canções, são aspectos de algo inusitado em um filme, que não me passou tanta emoção , mas, que trouxe esses elementos, além de conhecer uma figura que realmente existe no cancioneiro português : Antônio Variações .

Nenhum comentário:

Postar um comentário