Assisti ao documentário "Colette: The French Resistance Fighter Confronting Facism", que concorre ao Oscar 2021, como Melhor Documentário de Curta Metragem .
Assisti ao filme no youtube, com legendas em inglês, baseado na história de resistência da senhora Colette-Marin Catherine, que com 92 anos se dispôs a enfrentar um grande desafio : Acompanhar uma jovem historiadora e documentarista ao Campo de Concentração na Alemanha, em que seu irmão foi morto em 1945, na Segunda Grande Guerra.
A jovem é Lucie Fouble, uma graça de menina que adota a Sra Colette como uma mãe, e com muita paciência, conta alguns fatos da história nazi fascista sobre o seu irmão, detalhes de onde ele ficou alojado, onde dormiu, trabalhou e morreu.
Elas sairam de Paris e foram em direção à Alemanha, ao Campo em Mittelbau Dora, específico para trabalho escravo na construção de foguetes V2.
Colette se emociona, sente muito a falta do irmão, e nem consegue visitar direito as instalações do campo. Não foi uma boa experiência.
O que nos deixa, é de como esse fato ( Nazi Hitleriano) acabou com a vida de milhares de europeus, deixando cicatrizes jamais curadas.
Valeu a pena ! Assistam !
Nenhum comentário:
Postar um comentário