"Aqui não é a Disneylândia. Aqui é a Cracolândia ! " Essa é frase inicial de um usuário que vive na região da cracolândia, do documentário dirigido por Débora Diniz, " Hotel Laide ".
O Hotel Laide, fazia parte de um programa do Governo Estadual em reduzir riscos, levando moradores das ruas, os chamados zumbis, para recomeçarem, terem uma vida melhor, dormirem em uma cama, e diminuírem o uso de drogas.
No documentário, observamos a funcionária do programa, resgatando a moradora de rua Angélica Alves.
As duas chegam ao Hotel, são recepcionadas pela própria Dona Laide, ganha o Kit de Higiene e outros amenities, vai conhecer o seu quarto, recebe todas as regras de uma moradora que hoje é uma espécie de governanta do Hotel.
Brenda Bracho, fala como funciona o dia a dia, as regras, as obrigações, o que é proibido, o horário para entrar e sair do hotel , e conta também sua triste história de vida.
Angelica já vai tomar o seu primeiro banho. Passado 1 ano, estão elas lá no sofá, bem diferentes, parcialmente recuperadas, trabalhando , sendo úteis à sociedade.
No final, vemos que o Hotel Laide foi tomado por um incêndio, destruindo todo o sonho desse pessoal, e deixando de fazer parte da história da cracolândia , como um grande centro de apoio.
Vale a pena assistir, e ver como era aconchegante o hotel, com vários quadros, e objetos , os quartos, o banheiro, a simpatia da Dona Laide .
Nenhum comentário:
Postar um comentário