sexta-feira, 9 de outubro de 2020

" A Sun" OU Espreme Que sai Sangue / Filme Taiwanês Que Concorreu ao Oscar 2020, como Melhor Filme Estrangeiro/Netflix/As Mães São Iguais no Mundo Inteiro.



 Por uma indicação de um blog poderoso de filmes, fui assistir ao filme Taiwanês, da Netflix, " A Sun". 

Isso mesmo, O Sol, bem simbólico e irrestrito o título, para você pensar o que quiser, e não ter noção alguma, a priori, do que se trata o filme.

O diretor Chung Mong Hong, ganhou 5 prêmio no Oscar Taiwanês, e foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2020.


A história é a de um pesadelo em família, que conversando com minha mãe sobre o filme, qual família não passa pelo seu pesadelo, ou até mais de um ?

Acontece logo no início, uma cena horrorosa, onde A-Ho e o amigo Radish, roubam uma moto e vão de encontro a Oden para uma vingança, já que Oden tira sarro  com A-Ho há tempos.

Radish com um facão, decepa a mão do menino, que cai em uma sopa. Eles estavam comendo .

O caso foi para o tribunal, e o próprio pai de A-Ho, pediu uma pena dura para o juíz para que o filho pagasse pelo que cometeu.

A-Ho, era o delinquente da casa, já que A-Hão, era tímido, bondoso, e estudava para fazer medicina.

A mãe Qiu, trabalhava em um salão de cabelereiros em uma boate e o pai A-Wen, dava aulas de carro em uma auto- escola.

A- Ho vai preso, assim como Radish, e logo aparece Xiao -Yu, uma jovem de 15 anos grávida de A-Ho, com uma tia, querendo conhecer o rapaz que a havia engravidado.

A família entra em desespero com a prisão de A- Ho, com o aparecimento de Xiao-Yu, mas, Qiu, vai se ajeitando e colocando panos quentes nas coisas.

Perderam a razão novamente com outro acontecimento familiar. A-Wen cultiva sua raiva de A-Ho a cada dia .

Passa -se o tempo, o filho de A- Ho nasce, ele sai da cadeia,  e tenta se recuperar perante a sociedade e a própria família. O pai não aceita sua volta. Sai de casa. Dorme no trabalho. A mãe, precisa melhorar de vida, abrindo seu próprio salão de beleza.

A- Ho consegue 2 turnos de trabalho e parece seguir em um caminho bom, até aparecer Radish novamente, que sai da prisão depois dele, e o procura para fazer coisas ruins, mesmo porque, não gostou que A-Ho não o procurasse esse tempo todo.

A mãe e o pai de A-Ho percebem essa aproximação de Radish e não gostam nada disso. A-Ho reencontra Oden.

Mais fatos acontecem na vida de A- Ho e a história está por não terminar bem em suas 2 horas e meia.

A-Ho corre pela ponte rumo á algo novo, os pais Qiu e A-Wen, fazem uma caminhada para um mirante muito bonito.

Valeu  muito a pena ter visto o filme . Uma história, como disse, muito semelhante em várias famílias do mundo todo, cada uma com sua particularidade, e o que sempre está lá, que não muda, é o sol , bonito, forte, irradiante em todos os cantos .  

Nenhum comentário:

Postar um comentário