segunda-feira, 2 de setembro de 2019

"Alain Kardec" OU O Difícil Início do Esperitismo



Aproveitando a vinda do filme " Kardec" para a Netflix, já foi conferi-lo.

O filme que tem a direção de Wagner de Assis, foi baseado no livro de Marcel Souto Maior " Kardec- A Biografia".


O longa conta a história do pedagogo e professor Hippolyte Leon Denizard Rivail ( Leonardo Medeiros), que por ser muito catedrático e querido pelos alunos de um colégio cristão, por usar métodos revolucionários , foi o escolhido para colocar a doutrina espírita em livros .


É que nessa época, na Europa, acontecia o fenômeno das mesas girantes , e Leon e sua mulher Amélie/Gabi  ( Sandra Corveloni) foram convidados a verificar o ocorrido e também as pessoas que tinham uma mediunidade ímpar.


Como ele havia pedido demissão do colégio por não querer que a igreja se intrometesse em sua didática, ele aceitou esse novo desafio, pois também havia comprovado e verificado tais acontecimentos.

Aos poucos, eles entraram definitivamente na doutrina, fazendo reuniões semanais e o livro finalmente saiu, através de relatos, de escritos e informações de pessoas que já haviam falecidas.


Leon, que ficou com o codinome de Kardec, e o seu grupo enfrentaram muitos obstáculos na publicação do livro, já que era uma afronte para a igreja.


Ele chegou a ser até preso e os livros queimados em Barcelona , tamanha repercussão.


Não é muito didático e não tem um desenvolvimento bom, mas, serviu para refletirmos sobre o assunto e sabermos um pouco mais sobre o fundador da doutrina espírita .


Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário