terça-feira, 6 de agosto de 2019

"Capharnaum " OU Filme Libanês Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019



Simplesmente espetacular o filme da diretora libanesa Nadine Labaki, que espera que depois de " Capharnaum", o seu país, o Líbano , possa ser mudado.

É o cinema tentando transformar as pessoas, e como me transformou ao assistir esse longa que realmente é o CAOS !


Você não acredita que aquilo tudo está acontecendo e com uma criança de 12 anos, que mais parece ter 9 em termos físicos e 20 em idade psíquica.

Zain ( Zain Al Rafeea), é o filho de um casal que não lhe dão a mínima, e ainda vendem a filha de 11 anos para um comerciante a troco do aluguel.


Zain não uporta o pai e a mãe e acaba por sair de casa, e ainda tendo que cuidar de Yonas, um bebê de um pouco mais de 1 ano, filho de uma filipina, que também sumiu e deixou o menino com ele.


Você não imagina o que Zain faz para viver com o bebê e andar às ruas tentando ganhar o que comer e mudar a vida dos dois.

Mas, na verdade, o que comem é gelo com açúcar !


A sujeira, a pobreza e miséria representada nas ruas de provavelmente Beirute, é qualquer coisa de uma avalanche de coisas ruins...


E você vê as pessoas não se importando com nada o que se passa com o outro , não tendo compaixão, nem outro sentimento. O que vale alí, é só o dinheiro e a oportunidade de se dar bem com algo ilícito.


O filme te deixa desnorteado, querendo ajudar o garoto e o bebê , mas, o fim de Zain ainda estar por vir, quando volta pra casa e quer fazer justiça com a morte de sua irmã.


O desfecho é mais inédito ainda, coisa que nunca tinha visto.


Valeu a pena!

Eu recomendo !

PS: O filme só não levou o Oscar 2019 por causa de ROMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário