segunda-feira, 29 de julho de 2019

" Café Com Canela" OU O Peso do Luto e da Depressão



Assisti ao filme " Café Com Canela" dos diretores Glenda Nicário e Ary Rosa, retratado no Recôncavo Baiano ( São Félix e Cachoeira), que traz histórias simplórias, mas, cativantes como por exemplo a de Violeta (Aline Brunne), uma jovem que cuida da avó ( Dalva Damiana de Freitas) bem velhinha com muito carinho, é casada, tem dois filhos e vende coxinhas deliciosas, com sua bicicleta.

Tem também a história de Ivan ( Babu Santana) e Adolfo ( Antonio Fábio ), Ivan é médico e Adolfo um homem bem viajado. Os dois moram juntos e têm um cachorro ( Felipe) bem nutrido por eles.


A mais triste é a de Margarida  ( Valdineia Soriano), Paulo ( Aldri Assunção ) e Paulinho , seu filho.
Depois da morte do garoto, que não é informado do porquê, Margarida se separa de paulo e vive numa depressão gigante. Sua casa, suas roupas, seu corpo, todos jogados às traças, esperando a morte chegar ...

Mas, Violeta chega antes disso, e salva margarida, sua antiga professora da depressão e desse luto que durava anos .


Com muito custo, Violeta conseguiu entrar na casa de Margarida, fazendo seu café com canela, uma especialidade sua , conseguiu limpar a casa, cheia de bitucas de cigarro, poeira e muito tempo de tristeza .


Tempos atrás, foi Margarida quem ajudou Violeta a sair de períodos difíceis, e agora ela retribui com muito carinho.


Em casa, Violeta trata sua avó com muito amor, cantando para ela, dando comida na boca e com a ajuda do marido tem um lar bem harmonioso.

Ivan, também sofre com a perda do companheiro e vive dias de tristeza com seu luto . Parece que todos experimentam suas tristezas e alegrias ...


Gostei demais da cidade, do porto, das ruas, do andar da bicicleta, da vidinha no interior da Bahia e também de filmes que têm pontes .

Um filme que parece experimental, mas, tem momentos muito sublimes e dóceis , coisas de cinema mesmo.


Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário