quinta-feira, 4 de abril de 2019

"Boy Erased" OU A Cura Gay Existe ? Filme "Censurado" nas Telonas do Brasil



Finalmente assisti ao filme " Boy Erased" - Uma Verdade Anulada, depois de alguns amigos falarem muito bem do filme e o recomendarem.

Nem sabia da polêmica toda envolvendo o filme no Brasil, só fiquei sabendo depois que fui ler a respeito .


Ele tinha até lançamento certo, e de repente, sumiu, não se ouviu mais falar, e a Universal que era a distribuidora não deu mais explicações.

Será porque o longa trata de um adolescente Jared ( Lucas Edges) de 19 anos que é gay e filho de pai (Russell Crowe) ,Pastor da Igreja Batista ?


O importante é que eu assisti e o filme é muito bom ! Vamos a ele :

Numa pequena cidade do Arkansas ( EUA), Jared tem algumas dificuldades com as meninas de sua idade e acaba por gostar mais de observar os meninos , mostrando-se um interesse maior pelo mesmo gênero.


Numa certa situação ocorrida na faculdade, ligaram para a casa de seus pais e contaram um fato totalmente distorcido , revelando que o garoto era gay.


Isso chocou o pai que é pastor e desolou a mãe Nancy ( Nicole Kidman), na época, submissa ao marido, acatando a ordem de tomar alguma atitude em relação a esse problema do filho.


O pai chama dois 2 pastores da igreja e eles recomendam um centro de cura gay ao Jared e ou ela aceita ou sai de casa e da família.

Prontamente, o menino quer se livrar disso e vai com a mãe fazer uma imersão na tentativa de livrar-se desse mal que afeta toda a sua família.

Todos os dias encontra-se com outros garotos e garotas com o mesmo problema em uma instituição e à tarde a sua mãe vai buscá-lo.


Aos poucos, vai vendo que aquilo não faz sentido algum, é bem grosseiro e tosco, e seu mentor Victor Sykes ( Joel Edgerton), que aliás é o diretor do longa , empurra goela abaixo de todos ali coisas sem nexo, sem estudo ou cientificação .

Os primeiro dias ele engole, mas, já vai percebendo que não é aquilo para ele e nem para os que ali estão. Sai cabisbaixo e triste no final da tarde.


Conversa com os colegas que estão ali meio que na surdina e vê que aquilo é uma tortura psicológica .
Um certo dia, em sua vez de dar um depoimento é forçado a dizer que odeia o seu pai e isso foi o basta para ele, fugindo de todos, correndo dessa loucura e fazendo com que sua mãe o fosse buscar .

Nancy chegou e viu a porta trancada, imediatamente disse que iria chamar a polícia , pois queria tirar seu filho dessa prisão psicológica.


Comunicou com o marido e peitou dizendo que voltaria com o filho para casa.

Não foi uma beleza, os anos se passaram , o casamento foi por água abaixo pela decisão da mulher de enfrentar o marido e Jared foi morar em Nova York e ter sua vida .

O final, num encontro do filho com o pai é a mensagem mais forte deixada pelo diretor e por Jared .

Muito bom mesmo o filme, desmascarando essas instituições de cura gay , que ainda existem nos EUA e devem existir aqui no Brasil e toda essa problemática envolvendo orientação sexual e religião .


Valeu a pena ter atores de peso , com o Nicole Kidman e Russell Crowe na divulgação do longa , assim como a atuação de Lucas Edges que ganhou vários prêmios como melhor ator.

O filme é baseado no livro de mesmo nome de Garrad Conley , e a história é verídica , tanto é que é mostrado os verdadeiros personagens e o fim deles , anos após, como o mentor da instituição de cura gay , que hoje vive com seu marido ...kkk

Filme imperdível ! Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário