segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

"Marcelo Yuka" OU No Caminho das Setas


"Me abrace e me dê um beijo Faça Um Filho Comigo Mas não me Deixe Sentar na Poltrona No Dia de Domingo "



Nossa ! Gostei muito de ter assistido ao documentário "Marcelo Yuka- No Caminho das Setas " com a direção de Daniela Broitman.


Pra ser sincero, não conhecia a história dele, e após sua morte, a primeira coisa que vi, foi uma indicação de seu documentário.




O longa mostra a história de um dos melhores letristas e bateristas que tivemos e fundador do grupo O Rappa.


Marcelo Yuka, teve sua trajetória alterada aos 34 anos, no ano de 2000, no Rio de Janeiro, mas, precisamente na Barra da Tijuca, quando foi atingido por 9 tiros num tiroteio onde estava passando.


Ficou tetraplégico, e a partir daí, sua vida acabou, segundo ele. Foi um inferno !


Marcelo ficou com muita revolta e não aceitava a sua cadeira de jeito nenhum. Ficou inerte em questão de tratamento por uns 6 anos, o que o prejudicou de certa forma .




Com o Rappa, foi excluído da Banda, pois como detinha 50% dos direitos autorais como autor das letras , mais a divisão dos 10% por também ser músico, não dava mais para os outros integrantes essa parada.


Aliás, parece-me que toda Banda tem problemas, por que heim ? Não consigo enxergar uma que não houve briga entre os seus integrantes ...


Marcelo Yuka ficou sozinho, e ainda tetraplégico. Fez seus trabalhos solos, brigou muito consigo mesmo , e não parou de ser um grande ativista de várias causas, principalmente as questões de desigualdade no Brasil.




Fez trabalhos sociais, continuou indo aos presídios , ir nos estúdios , lançou seu CD , foi a shows , enfim ...


Ah, teve a parte que conversa com médicos a respeito de transplante de células tronco . E sua frustração por saber que eles faziam até os 40 anos e ele já tinha 43 , além de que lesões com ao dele, também não eram pertinentes.




Outro detalhe de Marcelo Yuka era sua paixão pelo Mengo , com bandeiras em seu quarto , uma ida dele com cadeira ao maracanã ...




O documentário mostra também seus pais, seu irmão de um outro relacionamento de seu pai, seu irmão mesmo , uma possível namorada , seus amigos ...




Foi uma luta ...


O cara era muito bem articulado com as palavras . Difícil personalidade .... Mas, querido pelo público em geral .






O documentário tem o subtítulo de "No caminho das setas " por causa de um pensador que lhe disse que era preciso observar o caminho das setas ...bem filosófico .


Valeu a pena !


Eu recomendo !



Nenhum comentário:

Postar um comentário