terça-feira, 11 de setembro de 2018

"Muro de Arrimo" OU O Grito da Galera





Assisti pelo youtube a peça " Muro de Arrimo", do diretor Alexandre Borges, com o texto de Carlos Queiroz Telles, escrita em 1975.


Nessa apresentação, o ator era Fioravante Almeida, exatamente quem eu queria ver, já que o conheci através da peça Palhaços .




É obvio que é diferente assistir a uma peça ao vivo e no youtube, mas, pelo menos, deu para entender a história, o texto e o trabalho do ator.


A peça, conta a história do pedreiro Lucas, que está trabalhando em uma obra, no alto de seus andaimes, construindo um muro, justamente na época da Copa do Mundo no Brasil.




E era semi- final , Brasil X Alemanha, se ganharmos iríamos para a final. Lucas tinha apostado uma boa parte de seu salário, que o Brasil venceria o jogo.




Isso o deixou muito ansioso, principalmente porque estava ali, trabalhando justamente na hora do jogo, mas, iria parar quando esse começar e pelo radinho de pilha, torcer fervorosamente pela seleção canarinho.




O problema era a ansiedade antes da partida. Lucas não se cabia. Não sabia se pegava a massa, se ia ouvir algo no rádio, se tentava perceber a movimentação externa nas ruas, enfim , estava desesperado com o jogo. Parecia que iria estar em campo.


Lucas, em seus comentários, falava da relação com outros pedreiros, mestre de obras, engenheiro, deixando claro a hierarquia.


Muito engraçado quando ele avista um " negão" que trabalhava em uma outra obra e conversava com ele pelo megafone.




A peça deixa claro como um jogo da nossa seleção mexe com as pessoas, com o trabalho , para tudo no país.


O pior de tudo é que nós, os expectadores já sabíamos do resultado do fatídico jogo Brasil X Alemanha, mas, Lucas, não. Outro fato, é que realmente aconteceu a história e o trabalhador morreu após a derrota do Brasil.




A atuação de Fioravante Almida é soberba, forte, ele não para um segundo.


Valeu a pena!


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário