quinta-feira, 13 de setembro de 2018

"Dossiê Jango" OU Morte Morrida Ou Morte Matada ?



Assisti ao documentário de Paulo Henrique Fontenelle, sobre a história e a morte misteriosa e ainda suspeita de João Goulart.


O longa tem a participação de vários jornalistas, gente que fez parte da milícia na época, o próprio filho de Jango, repórteres e outros.


Podemos relembrar desde a renúncia de Jânio Quadros, a viagem de João Goulart, que era vice à China, sua volta tumultuada, a oposição não querendo que ele assuma por sugerir que ele seja comunista ...


Jango retorna, e pedem que ele imponha o parlamentarismo no Brasil, mas, o que ele faz, é um plebiscito, e o resultado é uma goleada na continuação do presidencialismo.

Pelo que entendi, João Goulart teve um governo muito conturbado, mas, ele não era comunista como falavam.


As pessoas vão se armando contra o seu governo, até que ele sai para Porto Alegre, e anunciam que ele abandonou o governo, colocando outro presidente em seu lugar. Golpe anunciado e cumprido.


João Goulart se exila no Uruguai. O Brasil vive duros anos de ditadura militar.

Aos poucos, pessoas vão sendo mortas, e os ilustres J.K e Carlos Lacerda estão entre os falecidos .


O Uruguai já não consegue assegurar a segurança de jango, que vai para a Argentina e certo dia, reportam que ele teve um ataque cardíaco e também vem a falecer.

Até o traslado de seu corpo de barco para o Brasil tem problemas. O piloto é morto ; Não querem que ele ultrapasse a fronteira . No final, o corpo do ex presidente chega ao Brasil e as pessoas acenam um lenço branco em sua homenagem .


O documentário tem em sua maior parte, teorias a favor de um assassinato e não uma morte por ataque cardíaco, apesar de Jango ter sim problemas cardiológicos.

O problema é que até hoje isso não vem à tona, assim como muitas outras mortes ocorridas naquela época.


Um bom documentário, dá para aprender muita coisa. É a nossa história.

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário