Estava bem ansioso para assistir ao filme de José Luiz Villamarím, " Redemoinho", baseado no livro Inferno Provisório de Luiz Ruffato.
A minha expectativa se confirmou, pois o filme é exatamente do jeito que eu gosto : Um drama, cenas em flashback, ponte , rio, trem, bicicleta, paisagem bucólica ....enfim ...
O filme começa tranquilo, mas, com o andar do trem, torna-se denso, austero , nervoso .
Irandhir Santos é Luzimar, um trabalhador simples, que vai de bicicleta para o trabalho , uma tecelagem grande na cidade de Cataguases-MG.
Irandhir, começou na empresa como faxineiro, passando por diversas categorias, até chegar agora em chefe de seção .
É casado com Toninha (Dira Paes), que logo depois, vamos descobrir que a moça foi tirada do puteiro por Luzimar e agora, vivem muito bem numa simples casinha .
Era véspera de natal, e na casa de D. Marta ( Cássia Kis Magro ), uma movimentação diferente . É que Gildo ( Júlio Andrade), um de seus filhos, tinha chegado de São Paulo para passar as festas com a mãe.
Com um carro possante na porta, Luzimar parou e perguntou para D. Marta. Essa, chamou Gildo e os dois fizeram uma festa pelo reencontro.
Eram amigos de infância, jogavam bola o dia inteiro na rua , e anos após estavam se reencontrando .
Gildo chama Luzimar para entrar e tomar uma ceva .O moço simples entrou e começaram a beber e a conversar, lembrando fatos do passado.
Depois de várias cevas, Gildo chama Luzimar para dar uma volta no possante, e acaba levando o moço no puteiro, meio a contragosto. Lá, acabou por arrumar confusão e saíram logo.
De volta á casa de D.Marta, os dois continuam a conversa e os assuntos ficam mais sérios, como sobre a morte de um amigo deles que pulou no rio para pegar a bola de Gildo e acabou por morrer afogado.
Um culpou o outro e aí, começaram os desentendimentos, que se estenderam quando Gildo acusou Luzimar de ter casado com uma puta .
No meio desse tempo, Zunga ( Dernick Lopes) outro amigo dos tempos de futebol na infância, que ficou meio abobado, pula o portão da casa de Luzimar e faz sexo à força com Toninha.
Era quase hora da ceia, Luzimar pega sua bicicleta e vai para casa ...
Ótimo filme !
Os dois melhores atores do Brasil estão frente a frente ... Irandhir Santos e Julio Andrade !
Valeu a pena !
Eu recomendo !
"Redemoinho"- José Luiz Villamarim
Nenhum comentário:
Postar um comentário