Assistindo a mais um filme do jovem Xavier Dolan , em " É Apenas o Fim do Mundo " , produção franco-canadense, que novamente coloca os nervos à flor da pele .
Assim, Loius ( Gaspard Ulliel), escritor, que mora na cidade grande, resolve 12 anos depois, ir visitar sua família no interior para dar a notícia de que iria morrer.
Com isso , a casa dele , com sua mãe ( Nathalie Baye) , irmã (Marion Cotillard), irmão (Vincent Cassel ) e cunhada está preparada para recebe-lo em grande estilo, num almoço feito com muito carinho pela mãe.
Louis chega e vai de táxi mesmo sendo longe e caro até a casa , fazendo uma surpresa aos seus .
Logo na chegada, já contestam essa decisão de ter pego um táxi e não chamado para ir busca-lo.
Ele fica atônito, com a confusão do irmão Antoine e a irmã Catherine já brigando entre si por qualquer bobeira que um ou outro fale.
A mãe nem consegue falar . A cunhada que não o conhece , tenta ao menos uma apresentação . Louis fica atônito, inerte .
E é nessa toada que o filme vai até o seu desfecho final . Antigas memórias, rancores, coisas do passado mal resolvidas , que não conseguem se desfazer entre os familiares.
É um caos o tempo todo . Não há acordo. Louis apenas escuta . Não consegue quase falar . Fica parado . Talvez as pausas nos dão um alívio do clima tão pesado ali passado ao expectador .
Há uma menção sobre a sexualidade de Louis, que também não sei se isso está bem resolvido entre os entes. Depois, Antoine revela que um amigo( amante) de infância de Louis tinha falecido de câncer .
O filme tem essa toada , densa, conflituosa e sem possibilidade alguma de se resolver .
A única maneira disso acabar é a volta de Louis para sua cidade, e é o que ele faz , no mesmo dia de sua chegada . Não chegou nem a dormir na casa de sua mãe . Não tinha condições para tal .
Nervoso !
Vale a pena !
Recomendo !
"É Apenas O Fim do Mundo" - Xavier Dolan
Nenhum comentário:
Postar um comentário