Que bom que alguém faça um filme como esse ! De uma delicadeza e beleza que é raro da gente ver .
Parabéns a Barry Jenkins , diretor de Moonlight - Sob a Luz do Luar , que abocanhou o Oscar 2017 de Melhor Filme .
O filme conta a história de um menino , que cresce , passa a adolescência e vira gente grande . É essa construção de um homem em que se baseia o filme .
Chiron ( Ashton Sanders) , o Little, mora com a mãe, Paula ( Naomi Harris) no subúrbio de Miami , que se enveredou no meio do álcool e crack , o que faz conturbar a relação dela com o menino.
Little ainda sofre com o problema de bullying na escola pelos colegas de classe que o chamam de faggy ( bicha ) , pelo fato de dançar demais quando toca músicas da Donna Summer e ter um jeito quieto , sem reagir .
Certo dia, fugindo desses amigos como Terrel ( Patrick Decile), Chiron se escondeu em uma casa abandonada .
Juan ( Mahershala Ali), o chefão do tráfico sem querer acaba percebendo a situação e vai até a casa abandonada para ver o que está acontecendo .
Ele tenta conversar com Chiron mas, o menino somente o olha e não tira uma palavra de sua boca.
Juan acaba levando o menino para sua casa e pede a Teresa( Janelle Monáe) , sua mulher para que tentasse falar com o menino.
Depois de muito esforço , eles percebem que o menino não queria voltar para casa , pelos problemas que tem com a mãe.
Juan acaba fazendo amizade com o menino e se tornando um pai para o mesmo . O momento mais bonito do filme, é quando Juan leva o menino dentro do mar para o ensinar a nadar . Fantástico !
Vem a segunda fase, a adolescência , e Little cresce e começa a descobrir a sexualidade .
Em uma noite na praia, ao conversar com um dos colegas , Kevin( Jarrel Jerome) , e experimentar um baseado , Chiron acaba por iniciar seus desejos sexuais , experimentando por fim o prazer .
Os problemas na escola continuam e a violência aumenta. Chega a ser espancado gratuitamente e espantosamente por uma pessoa que menos esperava.
Após o espancamento , Chiron chega em um dia na sala de aula e arrebenta Terrel( Patrick Decile) , indo preso imediatamente .
O menino é levado para Atlanta e aí vem a parte final do filme, com o adolescente já na fase adulta .
Black ( Trevante Rhodes) , aparece num carrão, com um corpanzil enorme, dentes de ouro , no estilo do seu antigo amigo Juan.
Sim, Black é também chefe do tráfico e se enriqueceu . É forte, másculo e duro com todos .
Recebe um telefonema do antigo amigo Kevin( André Holland), que depois de ficar preso um tempo, é solto e agora trabalha como cozinheiro em um restaurante.
Black , acha estranho o telefonema, mas, vai atrás do antigo amigo em busca de algo não resolvido .
No restaurante, os dois conversam , Kevin se surpreende com o novo visu de Black e mesmo assim o convida para ir à sua casa no final do expediente.
Barry Jenkis dá uma lição de cinematografia na cena final do filme , elevando o mesmo ao plano maior , deixando as referências e as temáticas nele inseridas em um segundo plano.
Sensacional ! Bonito mesmo !
Valeu a pena !
Eu recomendo !
"Moonlight- Sob A Luz do Luar" - Barry Jenkins
Um dos filmes mais incríveis que assisti valeu a pena e mereceu o premio.
ResponderExcluirVerdade Maria Helena , muito delicado , sutil , mesmo com temas deveras pesados . Um beijo !!!
ResponderExcluir