Que puta elenco tem esse filme " A Hora e a Vez de Augusto Matraga" , do diretor Vinicius Coimbra , baseado na obra de mesmo nome do grande João Guimarães Rosa.
Lembrando que em 1966, já tivemos o filme com o mesmo nome com a direção de Roberto Santos.
O filme, passado inicialmente no sertão de Minas, conta a história do fazendeiro valente, tinhoso e mulherengo Augusto Matraga ( João Miguel) casado com Dionóra ( Vanessa Gerbelli) que têm uma filha pequena.
As coisas não vão muito bem financeiramente para a fazenda de Augusto, que quase falido vê os seus capangas e empregados irem se bandolear para o lado do inimigo , outro fazendeiro , o Major Consilva ( Chico Anysio).
Com isso, Augusto resolve partir daquele local por causa das dívidas, e manda seu empregado fiel Quim ( ( Irandhir Santos) levar Dionóra e sua filha antes.
Só que numa encruzilhada, o também fazendeiro Ouvídio Moura leva a mulher e a filha junto com ele para terem uma vida melhor .
Quando Quim chega com a noticia para Augusto, ele enfurece e vai atrás de Ouvídio , só que os capangas do Major Consilva, que eram seus capangas, lhe espancam , marcam com ferro e ele cai de um precipício, dando como morto .
Quim, tentando a desforra, até consegue matar um ou dois capangas, mas, é morto na casa de Major Consilva.
Augusto é visto ainda com vida pelo casal que mora no mato Serapião ( Ivan de Almeida ) e Quitéria ( Teca Pereira ) que cuidam do moço, reduzem suas fraturas, colocam ervas , dá comida, chama o padre ( José Dumont) para abençoa-lo e conseguem finalmente a sua recuperação.
Depois de uns 5 anos com o casal, e abençoado pelo padre que lhe pediu que tomasse consciência e fugisse de tentação , Augusto com seu cavalo foi tomar seu próprio rumo, agora mudado e temente a Deus.
Num povoado, conhece Joaquim Bem Bem ( José Wilker) , ficam amigos, mas, na hora que o coroné vai acertar as contas com um caboclo, Augusto entra no meio da história e diz que Joaquim Bem Bem só mataria o caboclo antes de matasse a si.
Foi um tiroteio só , e no final depois de deitar vários capangas, sobraram apenas Augusto e Joaquim Bem Bem .
Ótimo filme, valeu muito a pena assistir e conhecer essa história .
Atuações fantásticas de João Miguel, Irandhir Santos , Chico Anysio, José Wilker , Teca Pereira . além de participação de Julio Andrade.
Cinco estrelas vão também ao diretor de fotografia Lula Carvalho com um presente para os que assistem o filme.
Eu recomendo !
"A Hora e a Vez de Augusto Matraga " - Vinicius Coimbra
Nenhum comentário:
Postar um comentário