segunda-feira, 28 de março de 2016

"Mube" OU Museu Brasileiro da Escultura


Como estava aguardando na fila no MIS, fui conhecer o Mube ( Museu Brasileiro da Escultura) que é exatamente ao lado do MIS.


Com algumas esculturas do lado externo que você pode contemplar , no Mube há também um teatro , uma lojinha, e os salões de exposições.

No momento apenas 1 exposição acontecia ali :  "Mulheres no Universo de Brecheret "


Então fui dar uma olhada para conhecer algumas obras .

Tratava-se de obras em relevo, de mármore travertino , que decoravam um edifício da Rua Boa Vista, no centro de São Paulo.

São 8 peças que desaparecidas, quando da reconstrução do edifício , agora retornam mostrando não só a inigualável  qualidade artística do escultor paulistano como também revelando a potencia do feminino no seu universo criativo .


Valeu a pena ter conhecido mais esse espaço em São Paulo.

Eu recomendo !

"Meu Amigo, Charlie Brown" OU Musical no Teatro Frei Caneca


Baseado nas tiras cômicas Peanuts de Charles M. Schulz, com a direção de Alonso Barros , assisti ao musical " MEU AMIGO, CHARLIE BROWN " .


Bem , acho que todo mundo conhece o SNOOPY e a história de CHARLIE BROWN  , assim , fico por descrever apenas a parte técnica ou o que vi no musical apresentado no Teatro Frei Caneca .


Com um cenário bem dinâmico de colocar e tirar rapidamente o que era usado , deixando um palco bem limpo para a atuação dos artistas , o musical contou com os seguintes  personagens :


CHARLIE BROWN ( Leandro Luna ) , que teve ótima atuação, com uma voz bem legal do personagem, fazendo suas caretas , mostrando sua inibição , desânimo pelas coisas que davam erradas, ou ele previa que iriam dar erradas .


SNOOPY ( Tiago Abravanel) , todo de branco , o ator fez o cachorro , que ora latia, ora cantava , ora falava .


Usou de toda a sua influencia artística para conquistar os aplausos da plateia . E conseguiu , claro!
Achei a cena que ele parece estar suspenso perante os outros a melhor !


SALLY (Mariana Elisabetsky) com seus cabelos ruivos conquistou o público com sua versatilidade e dinâmica no palco.


LINUS (Mateus Ribeiro) com seu paninho na boca companheiro para toda hora deu um show também, principalmente dançando e se movimentando pelo palco, mostrando talvez que tenha essa habilidade  de bailarino. Gostei bastante de suas caras e bocas também .


SCHROEDER (Guilherme Magon) com seus cabelos descoloridos parecia um príncipe na trupe dada tamanha altivez.


LUCY (Paula Capovilla) com seus agudos infernizava a todos . Deu um show também !


Destaque para a orquestra que estava impecável e em perfeita sintonia com os atores .


Foi tudo muito bom e na medida certa.


Valeu a pena !


Eu recomendo !


MEU AMIGO , CHARLIE BROWN - TEATRO FREI CANECA

"Cabaré Falocrático " OU Espetáculo no Galpão das Folias



Estava em São Paulo e vi na programação um musical que se encerraria no final de semana .


Fui logo ver a possibilidade de ir assistir ,já que se tratava num lugar diferente ( Galpão das Folias ) , próximo à Av. São João .


E deu certo : Ingresso comprado na hora , comer alguma coisa (pizza) antes, já que o espetáculo começaria às 22 horas .


Já gostei de cara do café do local, aberto 30 minutos antes, muito sui generis, com fotos interessantes , sofás, mesinhas e muitos livros .


Antes de entrarmos na sala , os atores saíram e vieram dar as boas vindas .

Um chegou até a nós e perguntou -nos o que esperávamos do cabaré ?


Levou a crer pela resposta que algo aconteceria lá dentro, como se houvesse uma participação artista -público...

E coemça a peça , já diferente, com um carro chegando no portão buzinando , abrindo suas portas e descendo 2 ou 3 atores já declamando suas falas.


Dentro do salão , um outro ator só na cena, fumava e também declamava seu papel.

O espetáculo nada é mais que várias esquetes , com falas retiradas das poesias de Roberto Piva, Glauco Mattoso e Horácio Costa .


A direção estava a cargo de Dagoberto Feliz, que foi bem feliz mesmo em dar a dinâmica que deu nesse cabaré de homens , alguns vestidos como mulheres , mas, todos muito sensuais e prontos para alguma cena mais carnal.

Muita maquiagem , calças e blusas apertadas, realçando os corpanzis fazem desse elenco um composto bem homogêneo..


O ator Helder Mariani dá um show de intensidade em sua interpretação ,além de ser o seu figurino muito bonito , dando um "up" a mais em seu personagem .

André Medeiros Martins , também tem uma esquete longa pra caraca , e a desenvolve perfeitamente , vociferando palavras fortíssimas e intensas , assim como o seu personagem .

Gabriel Muglia me pareceu o antagonista de todos , o anti alguma coisa , e dá o seu recado durante todo o espetáculo ,assim como no final , onde se despe em todos os sentidos .


Gostei muito da dinâmica do espetáculo, que não cai em momento algum , das inovações , das músicas cantadas pelos atores , o que nos dá uma vontade de quero mais .

No final, o nu de José Raul Molina dá nome e propósito à apresentação , fazendo do falo o instrumento de trabalho daqueles que ali estavam .

Valeu muito a pena !

Eu recomendo !

PS: Os vários beijos não pareciam técnicos !

"O Mundo de Tim Burton " OU Exposição No MIS



Pude contemplar a exposição " O Mundo de Tim Burton" que acontece no MIS em São Paulo .

Chegando lá havia uma fila para comprar os ingressos com uma demora de uns 40 minutos e depois você já comprava os mesmos com o horário previsto da entrada , o que gera uma segunda fila .

Lá fora, você já encontra  uma lojinha com temas relacionados à exposição , um cantinho com o nome da exposição onde um pessoal da Samsung estava fazendo fotos e depois entregando o material impresso para quem a tirasse .


Na entrada , algumas explicações como a de não poder tirar fotos ou gravar vídeos lá dentro , nem mesmo tocar nas peças.

A exposição é dividida em alguns temas como Terror/humor ; Felicidade ; Polaroides ; Angústia/Melancolia ; Encantamento ; Projetos não realizados e Filmografia .

No meio delas há um escorregador que te leva do piso superior ao inferior e você pode lembrar seus tempos de infância .

Desenhos, pinturas, vídeos , notas de roteiro, storyboards, bonecos e maquetes  você pode encontrar em todas as fases da exposição .


Todas remetem às obras de Tim como Vincent, João e Maria , As Grandes Aventuras de Pee-Wee, Os fantasmas se Divertem , Batman, Edward Mãos de tesoura, Batman: O Retorno; O estranho mundo de Jack. Ed Wood , Marte Ataca, A Lenda do cavaleiro Sem cabeça, The World of Stainboy, Planeta dos Macacos, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Noiva Cadáver, Sweeney Todd- O Barbeiro demoníaco da Rua Fleet, Alice no País das Maravilhas , Sombras da Noite e Frankenweenie.

Lembrar que essa exposição reflete o processo criativo de Tim Burton ,levando os visitantes a sentirem suas obras de um modo emocional em vez de racional .


A entrada custa 12,00 reais a inteira e 6,00 a meia.

Valeu a pena !

Eu recomendo !

PS: Não é permitido filmar ou fotografar dentro da exposição .

"Di Cavalcanti" OU Conquistador de Lirismos


Foi um grande prazer e oportunidade eu poder ter visto vários quadros de DI CAVALCANTI , na Galeria Almeida e Dale , em São Paulo.


Essa foi a que eu mais gostei ...




Eram 54 obras do autodidata, ilustrador, desenhista, caricaturista e pintor, que nasceu no Rio de Janeiro, e entre os modernistas brasileiros , foi o que melhor retratou as nuances e o lirismo do povo brasileiro.


... Não sou um poeta
    Não sou um filósofo
    Não sou um artista
    Não sou um inquieto
    Sou um conquistador de lirismos ...


Os olhares de DI CAVALCANTI se detém nas pessoas comuns, nos suburbanos, retratados nas favelas, nas festas populares, nos bordéis, nos botecos, nas docas, no circo.


Preferência para mulheres, sempre elas, mulatas, brancas, negras, ricas, pobres, morenas, loiras.


DI CAVALCANTI  transitava por opostos que fazia conviver : o real e o fantástico, o cotidiano e o extraordinário, a razão e a emoção, mais do que tudo, a sensualidade e o lirismo, de um eterno conquistador.



Destaque para as obras Vênus; Três Mulheres; Três Meninas de Circo; Dengosa; Ancoradouro ; Gafieira; Seresta e muitas outras .


O que chamava a atenção também é que em todas as obras você podia observar o nariz das mulheres bem afilados , parecendo uma característica do pintor.


Além disso, as formas bem grandes das pessoas também me chamou a atenção , sempre em um grande plano .



Valeu a pena !



O mulatista-mor ; o pintor social ; o intelectual iluminado ; o espírito florentino ; o amante da vida ...


O personagem de si mesmo !


Eu recomendo !

"Silêncio Do Feminino" OU Exposição no Caixa Cultural


A Exposição " Silencio do Feminino"  reúne obras de artistas como Cris Bierrenbach , Lia Chaia, Rosana Paulino, Beth Moysés e Marcela Tiboni.

Os temas : Abuso sexual e social e a violência contra a mulher.


Você já entra na sala e se depara com vários painéis de mulheres onde sua face estão danificadas , ora por explosivos ora por tiros .

Depois tem um vídeo de uma gestante toda nua deitada num chão com lantejoulas vermelhas .


Gostei muito desse trabalho onde mostra a mesma mulher em posições diferentes ...

Um outro tema que chama a atenção é a série Adão e Eva no paraíso brasileiro  de Rosana Paulino.



Bem interessante também e de ótimas reflexões .

Valeu a pena !

Eu recomendo !