Gostei muito do indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2016 " Brooklyn" do diretor John Crowley.
Muito bem elaborado, produzido , voltado aos anos 50 nos EUA , no bairro do Brookyn , o filme conta a história de uma bela jovem irlandesa que sonha com uma vida melhor fora de seu país.
Isso tudo impulsionado pela sua irmã Rose que aposta na irmã, arruma casa e emprego para ela no bairro com maior concentração de irlandeses em Nova York e a coloca no navio rumo à América.
Ellis ( Saoirse Ronan) passa apuros no navio , mas, uma veterana lhe explica tudo como deve ser feito, e como chegar na terra do Tio Sam.
Chegado ao Brooklyn, ela se hospeda na casa de uma senhora cheia de garotas iguais a ela e já começa a atrabalhar numa loja de departamentos.
O começo foi difícil, com muita tristeza e saudade da terra natal . Mandava várias cartas para a irmã e recebia muitas também.
A tristeza começou a mudar ,quando ela foi a um baile na paróquia e conheceu um rapaz, que não era irlandês e sim italiano e os dois começaram a se conhecer .
Ele se encantou com a moça , mas ao mesmo tempo a gente ficava com um pé atra´s se ele não iria dar um fora a qualquer momento.
Até que apresentou a moça à família , aí sim pudemos sentir mais firmeza em Tony ( Emory Cohen) , que trabalhava como encanador e dava duro para conseguir algo no futuro.
Levou Ellis até para conhecer o local onde queria construir sua casa .
Mas, chega uma notícia trágica da Irlanda e deixa Ellis arrasada . Sua irmã Rose morre . Ela estava doente e não falou para ninguém, por isso até que se empenhou em arrumar a vida da irmã para deixar tudo encaminhado .
Ellis fica arrasada, não sabe se fica ou se vai até à Irlanda consolar a mãe .
Mas, Tony fez um pacto com Ellis e os dois acabam se casando oficialmente . Seria uma garantia que ele teria para que a moça voltasse de seu país natal .
Ellis retorna para a Irlanda, revê a mãe, amigas e começa a sair , encontrar gente de sua época .
Jim Farrell ( Domhnall Gleeson) começa a se interessar pela moça e todos se empenham em oficializar o namoro.
Será que Ellis vai sustentar o seu casamento ou vai sucumbir às investidas do seu compatriota, ficar no seu país com sua mãe.
E mais um detalhe , é que até emprego deram para a moça , que como tinha se formado em contabilidade na University Brooklyn , foi chamada para trabalhar na empresa onde sua irmã trabalhava .
Brooklyn ou Irlanda ???
Ótimo filme, fotografia e figurino !
Valeu a pena !
Eu recomendo !
"Brooklyn"-John Crowley
Nenhum comentário:
Postar um comentário