O tão falado filme de Anna Muylaert ," Que Horas Ela Volta?" realmente é muito bom !
Estava ansioso por assisti-lo e ver se era tudo o que estavam comentando, com inclusive a indicação do filme brasileiro a tentar a disputa ao Oscar de 2016.
O filme passa basicamente na casa de Dona Bárbara ( Karine Teles) ,uma dona de classe média , que vive no Morumbi , em São Paulo.
Bárbara é casada com Dr Carlos (Lourenço Mutarelli) e têm como filho Fabinho ( Michel Joelsas ).
Na casa , vários empregados , mas, Val ( Regina Casé) é a mais velha de casa, inclusive ajudou a criar Fabinho e já é quase da família.
Val, faz parte dos nordestinos que saem do seu estado e vêm tentar a vida em São Paulo, largando família, casa e tudo em seu estado .
Val por exemplo, deixou a filha Jéssica ( Camila Márdila) e veio pra capital . Um caso meio complicado , marido separado , amiga para criar a filha , dinheiro indo para pernambuco para essa ajuda , enfim, aquelas coisas ...
Val é muito amorosa com fabinho , que sempre antes de dormir, vai à sua cama para que ela converse com ele . Eles se adoram ...
Bárbara é daquelas dondocas , mas, não chega a ser perversa não .
Dr.Carlos , não entendi a dele , não sei se é aposentado, se estava com depressão , enfim, acordava tarde , queria comida na mesa e era só ... ah , só sei que o dinheiro era por parte dele .
Num certo dia , Val recebeu um telefonema de sua filha Jéssica , que não a vê faz 10 anos .
Val fica surpresa com a ligação e mais ainda com o assunto, pois Jéssica diz que vem a São Paulo para prestar vestibular .
Val pede aos patrões que a menina fique alguns dias até ela arrumar um cantinho para as duas .
Jéssica chega, Val vai buscá-la no aeroporto e segue de ônibus até o morumbi com a garota .
Jéssica vai prestar vestibular para arquitetura e quando chega na casa de D Bárbara, não se conforma que a mãe more num cubículo daqueles , aliás, achava que a mãe tivesse sua própria casa .
Jéssica foi apresentada para os patrões da mãe e ao Fabinho e D. Carlos mostra toda a casa para ela , quando ao apresentar o quarto de hóspedes, a menina questiona : -Mas, ninguém dorme aqui ? Dr Carlos pergunta se ela quer ficar ali, e a menina diz que sim . Val fica inconformada com o jeito da sua filha .
D Bárbara aceita , mas, fica ressabiada . Jéssica diz que os patrões são da mãe e não dela .
E aos poucos vamos conhecendo uma menina que de simples não tem nada, muito pelo contrário , tem muitos conhecimkentos já de arquitetura , sabe falar sobre projetos , plantas de casas e de arquitetura em geral .
Dr Carlos fica encantado com os conhecimentos da adolescente .
Com o tempo, a presença de Jéssica vai incomodando D Bárbara na casa , pois até na piscina a garota se meteu dias desses , fazendo com que a patroa mandasse esvaziar a mesma inteirinha . Não queria se misturar .
Empregados de um lado , patrões de outro ...
Sorvete bom para os patrões , sorvete normal para os empregados . Jéssica não aceita essa divisão e contraria a mãe em tudo .
Dr Carlos a leva até para conhecer a sua futura faculdade , de tão interessado que está na menina .
Mostra até seu ateliê , presenteando-a com uma tela .
O vestibular finalmente chega , mudanças vão acontecer na vida de Jéssica e Val , assim como na dos patrões .
Mais revelações por parte de Jéssica , também mudam o destino de Val no contexto .
A diretora nos mostra como é essa luta de classes , como é essa história de nós X ELES e como as pessoas nos dias de hoje tantam mudar esse caminho de subserviência .
Muito interessante, sacadas ótimas , excelente atuação de Regina Casé , que com seu sotaque e jeitinho nordestino conquistam o público .
Vale muito a pena assistir ao filme de Anna Muylaert e quem sabe não nos dará frutos maiores , como concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro .
Acho muito , mas, não nos custa torcer , pois o filme é bom !
Eu recomendo !
"Que Horas Ela Volta?" - Anna Muylaert
Nenhum comentário:
Postar um comentário