Um dos bons filmes que assisti nos últimos tempos, e olha que já fazia tempo que estava de olho nele , devido as suas recomendações e boas críticas.
"Dentro da Casa " do diretor François Ozon , é um filme francês muito inteligente e diferente de quase tudo que já vimos anteriormente em termos de enredos.
E o filme não poderia começar melhor com a cena em frente ao colégio de nome "Gustave Flaubert ", por aí, pode-se imaginar o que viria pela frente ...
Germain ( Fabrice Luchini) é o professor de literatura francesa na escola, já cansado de ver tanta burrice e falta de imaginação , criação dos seus alunos nos textos escritos por eles .
mas, num certo dia, corrigindo uma redação que tinha como tema : Como foi o seu final de semana ? ELE se surpreende com a leitura de um certo aluno Claude ( Ernst Unhauer) , que a classificou de diferente e o intrigou deveras, principalmente, porque o texto não tinha final e sim, sugeria uma sequencia.
Germain era casado com Jeanne ( Kristin Scott Thomas ) , responsável por uma galeria de arte, que estava quase fechando por sua baixa movimentação e por retratar obras de cunho sexual , com faces de Hitler misturadas com pernas, bundas e bocas .
Eles não tinham filhos, seria por que Jeanne era infértil ?
Germain passou a seguir os textos de Claude a criar um vínculo com o aluno todo final de aula, conversando e incentivando o aluno a escrever mais e mais , o que também gerava comentários na escola .
O que Claude escrevia ?
Claude escrevia que desde há algum tempo tinha desejop de entrar em uma casa bonita e saber como era a vida da família que lá morava .
Rapha ( Bastien Ughetto ) , seu colega de classe, morava nessa casa, e através da matemática, que Rapha não ia bem , Claude conseguiu se infiltrar na casa para ajudar o colega nos cálculos.
Chega enfim o dia que Claude conhece a casa, e vasculha todos os seus cômodos, e vê como vivem Esther (Emmanuelle Seigner ) a mãe de Rapha e o seu marido Rapha Pai ( Denis Ménochet ) e como se relacionam entre si.
Os textos vão tendo sequencia e a história ficando cada vez mais perigosa , pois Claude não tem medo do que escreve .
Germain fica alucinado com o que Claude escreve e sempre lê para sua mulher Jeanne todos os dias .
A a Esther , seria uma referência a Madame Bovary de Flaubert?
O fim da história cada um verá através do filme, que vale muito a pena de ser visto .
Eu recomendo !
"Dentro da Casa " - François Ozon
Nenhum comentário:
Postar um comentário