Assisti à série " Os Experientes " da Globo , que foi dividida em 4 capítulos independentes, com a direção de Fernando Meirelles.
O tema proposto era a terceira idade , e os episódios tinham como protagonistas esses atores .
No primeiro e talvez o mais movimentado , "Assalto" , contava a história de um roubo em um banco na capital paulista , onde um trio aprontaria no banco , mas, na verdade, o perrengue final ficaria a cargo de um iniciante no mundo do crime , que entrou de gaiato na história, Kleber ( João Côrtes) que mostrando toda a sua insegurança no negócio conduzia os envolvidos dentro do banco .
Yolanda ( Beatriz Segall) , que estava no banco no momento é a personagem do episódio , e que com muita maestria, cinismo e humor negro , faz a cena com Kleber ficar muito boa .
As sacadas que ela dá , dizendo que ele não é uma má pessoa , que ele não entende nada de assalto , etc, etc, são muito boas , além do mais , ela é médica , faz uma punção torácica no rapaz que tem o pulmão perfurado por uma bala , do tiro que levou , e confessa também que era uma integrante de um famoso assalto ocorrido em São Paulo tempos atrás, onde perdeu o marido e o bebê que esperava dele.
Foi muito legal e interessante o episódio com uma ótima atuação tanto da experiente Beatriz Segall quanto do estreante João Côrtes .
No segundo episódio , " Atravessadores do Samba" , fala sobre o mundo do samba com cantores já da velha guarda , com sambistas consagrados que ainda cantam e ganham seu troco com dificuldade .
Germano Mathias , Wilson das Neves, Goulart de Andrade , Zé Maria e depois Bibba Chuque ( Celeste ) estão no elenco , onde um deles acaba morrendo , e deixando o grupo , que agora busca por outro substituto. Mas,quem poderia substitui-lo ? Após vários testes, e frustrações , uma mulher , Celeste, consegue o lugar e coloca o grupo de samba para faturar e fazer sucesso nas paradas, sendo até convidado para ser tema de novela .
No terceiro episódio , "O Primeiro Dia " , com Juca de Oliveira (Napoleão ) , Dan Stulbach ( Luiz) e ainda Othon Bastos, Otavio Augusto e Teca Pereira como Nega .
Fala da história de um pai que acaba de descobrir que está com cancer e tem pelo menos 12 meses de vida .
Ele tenta contar para seu filho , mas, esbarra um pouco na relação superficial que tem com ele , assim como teve com sua esposa que faleceu .
Um bom drama de relacionamento familiar , com excelente atuação de Juca de Oliveira .
Chega a vez de "Folha de Outono " , o quarto capítulo da série , com a excelente Selma Egrei fazendo o papel de Francisca e Joana Fomm o de Maria Helena .
Enterro do marido , que por vários anos precisou de cuidados especiais da esposa Francisca , que se dedicou de corpo e alma por ele .
Após tudo se encerrar, Francisca descobre algumas cartas , que seu marido e uma amante, amiga do casal trocavam nesses anos todos ... Pena que a mesma amiga não ajudou a cuidar também do marido e amado nesses anos de doença ...
Francisca tem dois filhos , um casal , mas, o rapaz é mais arredio , não se conformando muito com a leveza da mãe após o enterro do pai .
Francisca, sai do cemitério e vai direto às lojas comprar camisolas de todo e qualquer tipo , já que não podia usá-las por proibição do marido .
Ela se liberta, vai beber com a amiga e a vizinha que também acabara de perder a mãe .
A liberdade é tamanha , que Francisca se permite viver e experimentar de novo o bom da vida .
O filho não se conforma com a posição da mãe e faz de tudo para que ela se volte ao seu mundinho pequeno de antes .
Será que ele conseguirá fazer com que ela continue presa ?
Excelente capítulo , com um término muito digno , somado a uma trilha perfeita para a situação .
Valeu a pena !
Eu recomendo !
"Os Experientes"
Nenhum comentário:
Postar um comentário