Muito bom o filme " A Religiosa " de Guillaume Nicloux , que trata de temas complicados como a vocação religiosa e as mazelas da Igreja Católica num tempo já um pouco distante .
O filme conta a história de Suzanne ( Pauline Étienne ) , que é filha de um casal da aristocracia , que tem mais 2 irmãs , já encaminhadas ao matrimônio , mas que a situação financeira atual beira à falência .
Por esse motivo e um outro principal que virá à tona mais adiante , os pais decidem colocar Suzanne em um convento .
Ela vai , começa sua vida religiosa, mas com o tempo, percebe que não tem vocação para tal .
A Madre desse convento , uma senhora bondosa , a entende , conversa muito , mas , chegado o dia de realmente dar o voto para a castidade , Suzanne declina em nome de Jesus .
Ela é mandada de volta para casa , onde tem um segredo revelado de sua mãe : Ela não é filha do atual marido e sim , fruto de uma escapada da mãe com um homem bem mais velho, mas, rico e culto .
Por essa razão ( culpa ) , a mãe( Martina GedecK )anne volte ao convento , talvez por ter vergonha de sempre olhá-la e saber que ela foi fruto de um adultério.
Suzanne retorna ao convento , com a mesma Madre , mas, com a mesma convicção : Não nasceu para ali permanecer .
A Madre acaba morrendo , e uma outra vem para substituir . Essa , já bem rude , maltrata Suzanne , faz a limpar os chãos, coloca em uma cela , com um colchão sujo , não a deixa tomar banho , proibe -a de orar , deixa -a isolada de todos , com apenas um minguo prato de sopa rala .
Mas Suzanne, tenta mudar a situação, escrevendo um manuscrito ao seu pai , contando toda a sua história e fazendo com que este saia do convento e chegue em mãos que um dia possa ajudá- la .
Um advogado vai conversar com Suzanne no convento e tentará de todas as formas fazer com que a mesma saia dali.
Depois de um certo tempo,um bispo faz uma visita e põe a Madre para fora do convento por maus tratos .
Suzanne é enviada para um outro convento. E tem a sorte de encontrar uma madre que tenha ido com sua pessoa , aliás até demais , pois a mesma se encantou com Suzanne , de uma forma que ultrapassasse os limites de uma relação de amigas .
Suzanne fazia de tudo para evitar os constantes ataques dessa madre com relação ao seu corpo , além de ter que conviver com o ódio de outra irmã que perdera o seu posto para ela .
Confessando um dia ao padre do convento , o mesmo também ficou de ajudá-la a sair dali e enfim buscar sua liberdade .
Foi o que aconteceu , quando seu advogado a esperava em uma carruagem e a levou diretamente para a mansão de seu verdadeiro pai.
Um dia foi o tempo para conhecê-lo e saber de sua existência .
Muito sofrimento para uma jovem moça que além de perder o verdadeiro pai, já havia perdido sua mãe anteriormente .
Bom o filme que trata do assunto religioso , de como era a Igreja nessa época ,com a única ressalva de que se perde um pouco nas investidas da última Madre( Isabelle Huppert ) sobre Suzanne , o que me pareceu um pouco "up" demais .
De qualquer forma , vale a reflexão .
Valeu a pena !
Eu recomendo !
"A Religiosa" - Guillaume Nicloux
Nenhum comentário:
Postar um comentário