Gostei da capa do filme " País do Desejo " de Paulo Caldas , pois tinha a foto do Fábio Assunção como Padre no meio de Maria Padilha e Gabriel Braga Nunes . Aí , pensei , bom, essa história com esse título, misturando desejo e padre , deve ser boa e interessante .
Foi esse o motivo de eu assistir a esse filme então , que tem Roberta ( Maria Padilha ) , como uma pianista clássica que mora em uma cidade pacata Eldorado , e vai à Passárgada fazer um concerto dentro de alguns dias .
O problema, é que Roberta é renal crônica e nem sempre está com sua saúde perfeita, visto que já fez um transplante no passado e o mesmo foi rejeitado .
Só que Passárgada é a cidade dos irmãos César ( Gabriel Braga Nunes ) e Padre José ( Fábio Assunção ) , onde nesse concerto , a conhecem .
O filme coloca o tema do aborto para ser discutido , já que conta a história de uma menina de 12 anos que foi estuprada pelo tio e engravida de gêmeos .
O aborto é realizado pelo médico da cidade e aceito pelo Padre José a permanência e a comunhão dos envolvidos tanto na igreja como na comunhão , só que o bispo ( Nicolau Breyner) não aceita isso , por causa das leis da igreja e excomunga a todos, menos o estuprador da menina .
Com essa divergência e outras mais , o Padre José é afastado da igreja por um tempo , mas , pelo fato de ter também aparecido um outro motivo para tal , ele deixa a batina e despede-se da igreja .
A grande sacada é a presença da atriz Juliana Kanetani , uma enfermeira que trabalha na casa do pai dos irmãos , pois sua mãe é uma acamada que necessita de cuidados intensivos .
Ela lê revistinhas japonesas de sacanagem , fica nua sem a maior cerimônia em seu quarto , mesmo com a porta aberta , e no final , acaba comendo as hóstias que eram produzidas na casa do Padre José , com catchup .
O filme foi gravado no estado de Pernambuco , em Recife e Olinda , dando um pano de fundo muito bonito ao enredo .
Pela temática, valeu a pena !
"País do Desejo " - Paulo Caldas
Nenhum comentário:
Postar um comentário