Fui visitar à exposição de Michelangelo Merisi da Caravaggio , que nasceu em 1571, possivelmente em Caravaggio , por isso o nome , mas , possivelmente também em Milão . Há controversas sobre o seu nascimento .
O garoto da Renascença Italiana , não teve uma vida fácil : Perdeu o pai com 6 anos e depois a mãe com 18 .
Aos 12 anos já ingressava em um estúdio como aprendiz de pintor . Foi logo viver em Roma , conhecer grandes artistas , trabalhou para o Cardel Del Monte , mas , devido à várias confusões que arrumava e tinha que fugir para outra cidade, não durou muito tempo.
Aos 39 anos , morreu a poucos quilômetros de Roma , na miséria , sem a ajuda de nenhum amigo .
Caravaggio ficou conhecido como um artista que mesclava fundos negros com focos de luz intensa .
Seus quadros apresentavam temas religiosos com violência e crueldade e a principal característica do artista : a técnica do claro-escuro .
Ao ver suas obras no MASP, a impressão que dá é que existe um refletor em todos os seus quadros , de tão luminoso é o efeito do claro .
Chama a atenção a "Medusa Murtola " , para mim , a mais interessante, parece que o olho nos impressiona , nos clama , enfim ...
"São Francisco em Meditação " ; " São Jerônimo que Escreve " ; " Retrato do Cardeal " ; " São João Batista que Alimenta o Cordeiro " ; " São Januário Degolado ou Santo Agapito " ; " São Francisco em Meditação " , são as outras obras que compõem a exposição imperdível no MASP .
Você vai , vê pela primeira vez, depois dá uma passada de novo ...vê algumas explicações em outra sala , volta , enfim, é muito instigante seus quadros .
Além dessas obras você pode ver também as obras dos chamados " Caravaggescos " , que são pintores seguidores do mestre italiano.
O valor do ingresso é de 15,00 inteira e 7,50 a meia entrada. Às terças- feiras a entrada é gratuita .
Valeu a pena !
Eu recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário