O objetivo desse blog é poder compartilhar o que foi visto em espetáculos e shows , os filmes assistidos , os lugares visitados , cidades, Países , além da vida noturna e muita música ilustrando tudo isso .
terça-feira, 29 de maio de 2012
"Histórias Cruzadas" Ou Sutis Diferenças Entre Racismo do Hemisfério Norte com o do Hemisfério Sul .
Mississipi, anos 60 , a jovem Skeeter ( Emma Stone ) , recém formada , volta à sua cidadezinha , para tentar ser uma escritora reconhecida . Começa no jornal reescrevendo cartas de leitoras , mas ,aos poucos vê nas mulheres ao seu redor , todo o ódio e preconceito contra as mulheres negras e o negro propriamente dito e resolve ir a fundo nessa causa , tentando colher relatos fiéis e assim , escrever um livro que seria a sua forma de ser vista como escritora e acima de tudo , de uma pessoa com muita coragem e determinação .
Tudo começa quando Skeeter tem o apoio de Aibileen ( Viola Davis ) , que é uma dessas mulheres negras , governanta , que cuida e praticamente educa os filhos de brancos e que contribui de forma muito grande para todo esse processo de relatos para o seu livro .
Aibileen , resolve entrar nessa perigosa empreitada por causa de seu filho , assassinado por branco e assim, seria uma forma de colocar toda essa mágoa para fora, além de toda a humilhação e desprezo , passado em todas as casas em que trabalhou de seus patrões brancos .
A moda agora entre as patroas e que inclusive iria ser votada na cidadezinha era de se fazer o banheiro das negras , fora de casa, pois elas jamais poderiam usar os mesmos banheiros dos brancos, pois poderiam passar doenças .
O movimento começou a ter uma nova adepta , Minny ( Octavia Spencer ) , quando essa foi mandada embora de uma forma humilhante , exatamente pelo motivo do banheiro por sua patroa branca ,Hilly Holbrook ( Bryce Dallas Howard ) , a grande vilã da história .
No filme várias mulheres encontram-se para jogar bridge e também para encontros beneficentes , porém , apenas uma é isolada de todas , Celia Foote (Jessica Chastain ) , que é acusada de roubar o ex namorado rico de Hilly Holbrook , além de ser caipirona, motivos esses que a fazem ser a excluída da turma .
Assim, como não conseguia emprego na cidade por não ter referência , Minny , só teria emprego em uma casa, a de Celia , o que fez com que o casamento de Celia desse um upgrade com a chegada de Minny .
Com mais um assassinato ocorrendo na cidade , o grupo de 2 empregadas que davam seu testemunho à Skeeter , de repente foi acrescido de mais de 12 e assim , Skeeter pôde finalmente enviar à uma grande editora e lançar o tão esperado e polêmico livro que iria abalar os alicerces da pequena Jackson .
Todos temiam o pior , principalmente as negras empregadas , mas com muita coragem resolveram assumir e conduzir até o final os seus testemunhos .
Hilária e marcante a cena do bolo que Minny vai levar à casa de sua ex patroa Hilly .
As atuações de Viola Davis e Octavia Spencer são dignas de reconhecimento , tanto é que Octavia Spencer foi a grande ganhadora dos prêmios de melhor atriz coadjuvantes no Globo de Ouro e no Oscar 2012.
Destaque também para a engraçada Jessica Chastain e a vilã Bryce Dallas Howard que também estão muito bem no filme .
Com relação ao tema , o racismo , não vejo muita diferença do que encontramos no nosso país, a não ser pelo fato de que lá, nos EUA , os negros são mais engajados , mais corajosos , mais voluntariosos e assim fizeram história e deixaram toda uma história com relação à sua raça .
No Brasil, o racismo talvez seja até pior, pois acontece de uma maneira velada , e nada se faz , ou o que se faz é muito pouco , sem barulho , deixando permanecer esse triste rastro de insensibilidade .
Ótimo filme !
Eu recomendo !!!
"Histórias Cruzadas " - Tate Taylor
Nenhum comentário:
Postar um comentário