Ontem , revi o filme “ Cazuza- O Tempo não Pára “ , filme esse que nos mostra de uma forma resumida a trajetória de um grande poeta que já se foi . Do menino bem comportado a jovem contestador, o músico viveu todas as contradições de sua época .
“ Quero viver num mundo em que todo mundo conviva igual...Não faria parte de um gueto, nunca. Eu não gosto de andar só com preto, só com judeu, só com viado. Eu gosto de viver é com todo mundo junto. É uma experiência que eu tenho de vida.”
Garoto criado perto do mar , ele aprendeu a mergulhar das pedras do Arpoador.
“ Vago na lua deserta/ Das pedras do Arpoador/Digo alô ao inimigo/ Encontro um abrigo/ No peito do meu traidor/ Faz parte do meu show/ Faz parte do meu show, meu amor “. Apesar de começarem cheios de promessas, levando às ruas milhões de brasileiros entusiasmados , os anos 80 foram palco de uma sucessão de frustrações políticas e econômicas .” Não me convidaram/ Pra essa festa pobre/ Que os homens armaram pra me convencer/ A pagar sem ver/ Toda essa droga/ Que já vem malhada antes de eu nascer/ Brasil, mostra tua cara/ Quero ver quem paga/Pra gente ficar assim/ Brasil, qual é o teu negócio?/ O nome do teu sócio?/ Confia em mim “ . O País , que havia começado a década repleto de esperança terminava vivendo de migalhas, buscando uma ideologia para viver .“Meus heróis morreram de overdose/ Meus inimigos estão no poder/Ideologia eu quero uma pra viver “.Foi uma breve história de um ídolo que nos deixou em conseqüência do vírus da AIDS , num momento onde ainda nada se podia fazer em combate à essa doença .”Viagens ,viagens/Mas existem também drogas pra dormir/E ver os perigos no meio do mar/No sono pesado, tudo meio drogado/Existem pessoas turvas, pessoas que gostam/E eu tô de azul e amarelo/De azul e amarelo/ Senhores deuses, me protejam/De tanta mágoa/Tô pronto para ir ao teu encontro/Mas não quero, não vou, não quero/Não quero, não vou, não quero” Valeu o filme por nos trazer de volta suas canções e pelas atuações magníficas de Marieta Severo e Daniel de Oliveira . A trilha sonora traz suas músicas de grande sucesso , além de “ O Mundo é um Moinho “ , de Cartola , de quem tinha uma grande admiração ,como disse em uma de suas frases que cita o compositor “Cartola não existiu. Foi um sonho que a gente teve.” Assim , as letras de Cazuza abrem mão do distanciamento comum a vários artistas para narrar experiências próprias, de profundo intimismo . “ Pra que mentir/Fingir que perdoou/Tentar ficar amigos sem rancor / A emoção acabou/ Que coincidência é o amor/A nossa música nunca mais tocou(...) Eu protegi teu nome por amor/Em um codinome beija- flor “
Cazuza viveu apenas 32 anos, mas sempre foi bastante intenso em tudo o que fazia, conquistou muitos amigos e produziu uma obra extensa . Foi uma Vida , Louca Vida sim !
Nenhum comentário:
Postar um comentário