quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

" Não è Fácil Encontrar O Amor " OU Quero Passar O Resto da Vida Com Você


 

Assisti ao curta metragem chinês  " Não è Fácil Encontrar O Amor " , de menos de oito minutos, com a direção de Aria Lee e com os jovens atores : Zhen Jiajian e Han Jingcheng.

O curta metragem, muito bem produzido, com uma bela fotografia , conta a história de dois amigos de infancia, que cresceram e continuaram a se gostar um do outro, mas, agora, como homens e isso era um problema para a família patriarcal e machista chinesa.

Eles tiveram problemas, depois que os pais souberam do namoro, mas, nada como um corte no punho para deixá-los ainda mais fortes.

Amor é amor !

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

" Vovó Saiu Do Armário " OU Quero passar O Resto da Vida Com Você /NETFLIX



Para dar uma descontraída, e rever a linda região das Canárias, assisti ao filme " Vovó Saiu Do Armário ", com a direção  de Angeles Reiné .

Sofia ( Veronica Forqué) mora em uma casa de frente ao mar, com sua sobrinha que tem um tipo de problema comportamental, e tem uma decisão ultra importante : Vai se assumir e casa-se com Celia ( Rosa Maria Sardá ), uma amiga de infância, que depois casou com o açougueiro, tem um filho, Jorge ( David Verdaguer), e também está disposta a sair do armário.

O problema, é que a neta de Sofia, Eva ( Ingrid Garcia Jonsson), que estava no Porto, em Portugal em uma cerimônia, com a família de seu futuro marido, o escocês Stuart ( Leander Vyvey), ficou desconcertada, quando soube pela própria avó, que ela era lésbica.

Isso afetaria o seu casamento, já que a família de Stuart é super tradicional, e não aceitaria essa condição .

Pegou suas coisas e partiu para o povoado da avó, entender toda a situação . Lá, reencontra através de situações inusitadas, o amigo de infância Jorge.

Depois, chegam na casa, a mãe de Eva , o filho Said com a mulher, que vieram de Marrakesh , e por último, o namorado da mãe de Eva.

Completando a história , temos o padre Bienvenido ( Alex O' Dogherty), que não sabia o que fazer com esse escândalo no povoado.

Pela fotografia, pela doce forma de amor, e pelo tema, porque não, valeu a pena !

Filme da Netflix !   

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

"Clément, Alex et Tous Les Autres" OU Ah, Os Filmes Franceses ...

 


Mais um ótimo filme francês, do tipo que eu gosto, colocando os pingos nos " is", escancarando temas individuais para todos em volta .

Falo de "Clément, Alex et Tous Les Autres", com a direção de Cheng Chui Kuo, que conta a história de Clement (Yannis Bougeard) e Alex ( Carolina Jurczak), que pelo fato de estar vago um quarto, querem fazem uma nova seleção para a vaga e desejam que seja uma pessoa homossexual.



Vários pretendentes, e quem ganha a vaga é Leo ( Bellamine Abdelmalek), que juntamente com Maeva ( Laura  Boujenah), sua amiga que foi ajudá-lo na mudança entram na vida dos proprietários do apartamento em Paris.


Clément tem uma irmã, Anne ( Chloé Berthier), a qual não se dá muito bem . Têm várias discussões, e nunca entram em acordo. Mas, ela não sai do apartmento.

Com a entrada de Leo e também da amiga Maeva que não sai de lá, novos acontecimentos, tornarão a relação dos envolvidos mais quente e nervosa.

É por isso que gosto dos filmes franceses, por causa dessa facilidade de expressar toda essa caixa preta que temos em cada um de nós.


Assim, termino recomendando !


Valeu !

" Shubh Mangal Zyada Saavdhan " OU Toda Família Tem Uma História Dessa para Contar

 


Que surpresa ter encontrado esse filme que estava em minha lista no catálogo da Amazon Prime Vídeo .

Falo de " Shubh  Mangal Zyada Saavdhan ", com a direção de Hitesh Kewalya .

O filme indiano, mostra muitas cores da Índia, seus costumes, tradições, divindades, suas músicas e dança, e também o preconceito.

Na capital, Kartik ( Ayushamann Khurrana) e Amam (Jitendra Kumar), são namorados, e trabalham como animadores. Eles se vestem de super heróis e fazem o serviço nas ruas , alegrando as pessoas.

Tem um casamento no povoado de Amam. Casa a sua irmã . E sua mãe insiste que ele vá à cerimônia.

Ele não está muito a fim, porém, com um probleminha de última hora, envolvendo uma amiga que queria fugir de casa, eles foram obrigados a entrarem no trem e seguirem para casa.

Mas, como proceder ? Lá eles não podem saber do romance dos dois . Aliás, Kartik, já teve uma péssima experiência com o seu pai, quando falou de sua sexualidade.

Eles chegam no povoado, e logo de cara vão para o trem onde está toda a família que participará do festejo do casamento. 

E aí, acontece o barraco !

Com um exagero enorme, a família de Amam entra em desespero, fazem o maior alarme, e brigam entre si .

O filme é recheado com várias alternativas, mas, Kartik e Amam, conseguem o seu objetivo.

Gostei! Valeu a pena ! Recomendo !

" O Barco" OU Um Vazio Perfunctório




Assisti ao filme " O Barco " de Petrus Cariry, que traz uma história simbólica, tendo o mar como seu personagem principal.

Com uma bela fotografia, em uma praia do Ceará, vemos uma mulher que teve uma ninhada de filhos, e os chama pela letra do alfabeto: Filho A, B, C ...

Há também um cego, que funciona como um oráculo do local, fazendo suas previsões e com sua experiência de vida e de mar, é respeitado.

O dia a dia dos pescadores continua, para o sustento de todos. Mas, com a chegada de uma mulher misteriosa que apareceu nas areias do local e de um barco encalhado , a rotina parece estar diferente e nebulosa.

Não é o tipo de filme que me atrai, mas, tem uma estética visual brilhante.

Assistam e tirem suas conclusões .

" Umbrella" OU Curta metragem de Animação Brasileiro Tentando Vaga no Oscar 2021.

Outra indicação desse final de semana, foi o curta metragem " Umbrella " da brasileira Helena Hilário , que conta a história de um menino que foi levado para um orfanato pelo pai, com um guarda-chuvas amarelo.

Certo dia, uma senhora com sua filha foi levar brinquedos para o orfanato em uma caixa, e era um dia chuvoso, elas estavam com um guarda-chuvas amarelo.

Imagina !

O tempo passou, e as memórias desse tempo nunca mais foram esquecidas .


 O curta metragem é de uma sensibilidade ímpar , além de uma produção esmeril, digna de concorrer aos melhores festivais. Quem sabe o Oscar ? 

"Baile" OU Curta metragem com Uma Textura Bem Sensível

 



Vi o comentário sobre esse curta metragem que poderia ser um dos indicados para curta no Oscar 2021 e fui conferir.

Trata- se de " Baile " de Cíntia Domit Bittar, que aborda o fato de termos poucas mulheres na política, e menos ainda mulheres e pretas.

Andreia é uma garota negra, que em um dia especial de visitas á parte cultural de Florianópolis, tem a oportunidade de conhecer um museu, que fala dos políticos que marcaram seu nome na história, e lhe chamou a atenção o nome de Antonieta de Barros .

Não é fácil a vida da mãe que faz retratos 3x4, cuida de sua avó, e ainda trabalha . Mas, Andreia, tem um grande caminho pela frente para tentar mudar essa história.

O Baile ? Pergunta para a bisa de Andreia . 

" O Tigre Branco " Vai Passar na TV de Sua Casa, mas, Poderia Passar na Sua Vida





 Filmaço dirigido por Ramin Bharani, adaptação do romance de mesmo nome de Aravind Adiga, " O Tigre Branco ", que está na Netflix, foi uma indicação de Isabela Boscov.

O filme conta a história do pobre menino Balram ( Adarsh Gourav ), que com sua enorme família, vive quebrando carvão, comendo mal, vivendo mal, mas, vê na possibilidade de sair dessa vida, quando sabe que o poderoso e ricaço The Stork (Mahesh Manjrekar), precisa de um segundo motorista.

Em poucos dias, ele parte para um instrutor de direção, aprende rápido e vai se apresentar na casa do magnata. 

Não é que consegue o emprego. Muito puro e simples, mas, com um sorriso largo na cara, Balram conquista a casa, e principalmente o filho mais novo do poderoso empresário, Ashok (Rajkummar Rao), que está noivo da bela Pinky (Priyanka  Chopra ).

Balram apredne tudo na raça, sofre com a servidão, apanha, dorme em péssimas condições, mas, está a postos para servir o seu patrão em todos os momentos.

Ele é muito observador, e com isso vai adquirindo conhecimentos para serem usados posteriormente, quem sabe .

Em um episódio marcante, o disco mudará de lado na vida de Balram, que passará por apuros, mas, ao mesmo tempo, pode ser sua carta de alforria.

O motorista dá um show de interpretação, e você vai com ele até o fim da história .



Muito bom o filme . Bem recomendado . Valeu a pena ! 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

" Escondido à Luz do Dia " OU Estranhos Casais

 




Assisti ao curta metragem " Escondido à Luz do Dia ", que mostra 02 casais, felizes, onde um deles visita o outro em suas casas.

No encontro, começa a ficar claro, que há uma troca de parceiros ali, onde, os homens são 01 casal e as mulheres são outro.



Eles fingem serem casais heteronormativos, para não serem expurgados da comunidade em que vivem, e isso já fazem há muitos anos.

Um deles, relata no jogo que fazem na casa, que já está cansado e que o jogo deveria se encerrar.

O clima esquenta, as memórias dos anos vividos vêm à tona, mas, o pior está por vir .

Diferente ! Será que existem alguns casais assim ? Acho que sim ! 

" Apenas Amigos" OU Romance em Valência



 Assisti ao curta metragem " Apenas Amigos" , do diretor Icaro Villanueva, ambientado em Valência, na Espanha, que mostra a infância de 04 amigos e sua subsequente adolescência e vida adulta.

Eles ainda estão juntos, saem juntos, e desabrocham os sentimentos e o instinto do sexo, formando 02 casais.

Um deles, é Quin,24 e Ruben, que após uma noitada no bar, ficam juntos, vão para casa juntos, fazem sexo e não se largam mais.

O problema foi a hora de Quin apresentar Ruben para a família.

"Floss" OU Fio Dental

 






Assisti a um curta metragem de Taiwan bem bizarro, onde um casal ( Ting e Mark), comemoram o seu tempo de namoro e o aniversário de um deles.

Na comemoração, há muito sexo, e também algumas cenas escatológicas com um deles, relacionado ao fio dental do outro.

No mais, é mais um romance de dois jovens, em Taiwan, com uma boa edição de imagens.

" Babenco - Alguém tem que ouvir o Coração e dizer: Parou" OU Filme Brasileiro Indicado Para Tentar Uma Vaga No Oscar 2021.


 

Comecei a assistir ao filme/documentário " Babenco - Alguém tem que ouvir o Coração e dizer: Parou" , com a direção de Bárbara Paz.

E nesse início, o que pude ver, foram memórias de seus filmes, cenas com a água como personagem principal, o preto e branco da fotografia, o ensinamento dele para Bárbara sua esposa, de como focar, momento dele no pavilhão do Oscar, quando foi indicado a melhor diretor em O Beijo da Mulher Aranha, o descobrimento do câncer ...



O filme apesar de situar- se nos últimos meses de vida de Babenco, não é nada piegas, e esse é o seu principal trunfo.

Entrevistas com o próprio Babenco e outros artistas elevam o nível do documentário.




As cenas de Bárbara Paz atuando para o diretor e marido também são muito bonitas e marcam o filme.



Foi muito bom rever a cena de Pixote com Marília Pêra, ver cena de Sônia Braga com Raul Júlia e os encarcerados do Carandiru.




Não sei se seria um filme a ser indicado ao Oscar, mas, é uma grande homenagem a um grande diretor.

PS : Não posso deixar de citar a linda música do final do filme : " Exit Music - ( For a Film)" do Radiohead.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

" Pacarrete" OU Desculpa, Eu Sou Chique !



Finalmente assisti ao filme de Allan Deberton, " Pacarretes", ambientado em uma cidadezinha do interior do Ceará, que tem como personagem principal, a própria Pacarrete ( Marcélia Cartaxo), que viveu em Fortaleza e depois voltou para sua cidade natal , Russas.

Pacarrete foi uma grande bailarina, e professora também. Adora artes, a música e o idioma francês e ser chique.

O problema é que em Russas, as pessoas não estão acostumadas com esse estilo e muito menos com arte.

Pacarrete,que mora com sua irmã Chiquinha ( Zezita de Matos ) e tem a ajudante Maria ( Soia Lira ) em sua casa, sonha em fazer sua apresentação de ballet na festa de aniversário da cidade.

Ela incomoda até o fim, a secretária de cultura para dar um espaço a ela na festa . Manda fazer o vestido, ensaia o seu número, e se nutre com todo esse sentimento da arte.

Miguel ( João Miguel) é o único amigo que ela tem na cidade, que é o dono de uma vendinha, e ele tem muito carinho por ela.

O filme é recheado de termos em francês proferidos por Pacarrete, e também da música francesa tocada em vinil.

O filme é da Marcélia Cartaxo, foi feito para ela. Uma atuação impecável, marcante, pra ficar para sempre.

De uma forma singela, Allan Deberton quis mostrar o que é arte e o que é o artista . Simplesmente memorável ! 

Vale a pena. Eu recomendo !


PS : O início do filme já é memorável. Paga o ingresso !