sábado, 31 de outubro de 2020

" O Homem da Raia do Canto" OU Esse Sentimento que Cria as Borboletas em seu Estômago.




Zapeando pelo Canal Brasil, assisti ao curta metragem de estreia da diretora Cibele Santa Cruz, " O Homem da Raia do Canto", com o protagonismo do excelente Cadú Fávero, que eu já o assisti em alguns curtas.

A história é do próprio personagem do Cadú, que é um designer, mora sozinho, vive no seu mundinho, tem um filho adolescente( Lucas Cotrim) que dá conselhos de como conquistar uma mulher, está sempre atrasado em entregar suas obras de arte para seus clientes, e vai entrar em uma aula de natação, para melhorar a sua saúde, dar uma relaxada do trabalho ...

Logo na inscrição, na secretaria , ela já diz frases de duplo sentido ou até indicativas para a mocinha ( Elisa Pinheiro)que o atende e lhe faz a inscrição nas aulas. Parece ser um sedutor.

Ele faz a primeira aula, fica na raia do canto, e não gosta do professor. 

Quando volta, já com os óculos que comprou, sua sunga preta nova, eis que vê um novo horizonte. Mudou o professor e agora é uma professora( Georgiana Góes), e ele se apaixona à primeira vista.

Manda flores para a semana toda, com cartão e tudo e assim é o nosso galanteador a procura de um amor, de alguém que possa compartilhar suas emoções , que possa viver junto com ele.

Que tenhamos mais homens assim, que buscam o amor, uma companhia, e faça desse ato pessoas mais felizes.  

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

"Winona" OU Filme da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

 


Meu primeiro filme da 44ª mostra de cinema internacional de São Paulo, saiu ! Depois de vários comentários, resolvi assistir ao filme "Winona " de Alexandros Voulgaris.

O filme começa tão despretensioso, com 4 mulheres jovens com seus pertences, indo à uma praia deserta, sem ninguém, e o seu cachorro.

Elas sentam na areia, armam o guarda-sol, tiram suas roupas, tênis e ficam de maiô. Já começam a aproveitar a água do mar, que parece estar bem agradável, sem ondas, elas se divertem, cantam, músicas bem engraçadas, conversam, falam de namorados, falam de nomes de filmes americanos, fazem brincadeiras escatológicas, choram, se abraçam, se beijam, deitam na areia, fazem castelo, observam a casa do alto da montanha, observam o carro que está no início da praia.

E cantam, e se abraçam, e deitam na areia, e conversam, e fazem especulações de quem viveria naquela casa, o que faria, o que pensaria delas, quem seriam essas mulheres ali na areia e o que elas fazem da vida ?

O dia vai passando, elas continuam a se divertir, até que baixa o sol, parece que os discursos de cada uma agora são mais reais, têm um significado lógico.

É o verdadeiro sentido do filme .Bonito e triste ao mesmo tempo . Elas pegam suas coisas e deixam a praia.

Adoro filme com diálogos, reflexões, brincadeiras, coisas diferentes, praia, mar, areia, tranquilidade, música.

Adorei Winona !

Com relação às meninas, elas são : Jennifer Jason ( Iro Bezou), Meryl ( Sofia Kakkali), Eijo ( Daphne Patakia), Giulietta ( Anth Efstratiadou).

Valeu a pena !

Recomendo !

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

" Jay" OU Dor de Amor


 Não sei se é japonês ou chinês esse curta metragem. Pelos nomes, parece-me ser chinês.

Bom, Jay, o irmão mais novo, gosta muito do irmão mais velho, o acompanha nos jogos de basquete na quadra do bairro, e fica de olho em seus passos.

Até quando ele leva uma garota para casa , Jay tenta atrapalhar de todas as formas, pois tem ciúme.

E assim, é mais uma história de amor entre irmãos, lá do outro lado do mundo ...

É isso, valeu a pena assistir , recomendo !

"Quero Caminhar Contigo" OU Como é Cruel Viver Assim/ Curta Metragem



Bem simples, porém com uma boa mensagem o curta metragem "Quero Caminhar Contigo" , com a direção de Frann Guerreiro.

O curta mostra o pesadelo de Santiago, que após um acidente, fica paraplégico, e mais, a sua namorada termina o namoro com ele. preconceito ?

Na escola, na classe de Santiago( Miguel Sesma ), um novo aluno começa a estudar nesse período : É Mateo, que também sofre pelas chacotas dos colegas por ser gay.

Desde o início Mateo( Nicolas Echevarria) se disponibiliza em defender e ajudar Santiago. Essa amizade vai crescendo, ele frequenta a casa de Santiago, o ajuda em tarefas escolares, passeia com ele, e o inevitável acontece : o amor entre eles.

Bonita a mensagem , quiçá sejam assim todos os casos .

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

" El Colibrí y La Flor" OU Que Comam Brioches !






 Mateo ( Santiago Bohada )e Carlos ( Luis Gabriel Velasquez) são pegos por Geraldo( Hader Blandon), o pai. Assisti ao curta metragem colombiano" El Colibrí  y La Flor" , que tem a direção de Luis Velasquez.

O curta conta a história do adolescente Mateo, que mata a aula para se encontrar com Carlos e o leva para casa. 

É dia do seu aniversário, e chegando lá, vê um bolo e um bilhete deixado pelo seu pai, cumprimentando-o, e dizendo que irá chegar tarde.

Os dois vão para o quarto, e têm um dia de amor. O pai deMateo chega e descobre que o filho é gay . Qual será a sequência do curta ?

O curta tem a duração de 17 minutos e vale a pena ser visto. Mescla com um teatrinho de fantoches entre o colibrí e a flor.


" Query" OU Isso ou Aquilo?



 Jay (Justice Smith) e Alex ( Graham Patrick Martin) são os personagens de " Query", curta metragem dirigido pela diretora Sophie Kargman.

Os dois são melhores amigos e ficam discutindo muito sobre homossexualidade. Um está namorando uma garota, e o outro está " Di boa", mas, quem é homossexual é o que namora a garota.

Ele fica questionando o amigo com relação a vários assuntos, até que depois de bastante cerveja, o amigo propõe um beijo entre os dois para experimentar.

Há uma hesitação, o beijo acontece. Há um telefonema e parece que vem mais um ...

Interessante...descobertas ... 

"Breaking Fast" OU É Com Esse Que Vou ( Curta Metragem)

 




Assisti a esse curta metragem, pois sei que tem um longa de mesmo nome, então vi para ter uma ideia do que se trata. 

É o " Breaking Fast", ( Quebrando o Jejum) do diretor Mike Mosallam, que tem Mo ( Haaz Sleiman), que vive em West Hollywood, praticante do islamismo, um cara "do bem", e que certo dia, vai até o aniversário de um amigo seu.

Lá, ele conhece Kal (Michael Cassidy), americano, mas, que viveu 7 anos na Jordânia, e conhece um pouco de árabe e os preceitos islâmicos.

Despretensiosamente, os dois começam a se aproximar com muita conversa, e mesmo com as várias opções de divertimento com os amigos, Kal, prefere continuar caminhando nas ruas com Mo e depois comer algo com ele em seu apartamento.

Foi realmente uma ótima primeira noite, com muita conversa, e sentimentos que provavelmente vão se aflorar com mais intensidade.

Gostei ! 

terça-feira, 20 de outubro de 2020

" Zuza Homem de Jazz" OU Em Algum Lugar Fora Desse Mundo /Documentário Fantástico

 




Excelente o documentário " Zuza Homem de Jazz", com a direção de Janaina Dalri, trazendo um pouco do jeito e do entorno desse homem que foi um apaixonado pela música, e de qualidade.

Zuza mostrou vários amigos do meio musical, começando com os brasileiros, como Nelson Ayres, Egberto Gismonti, André Mehmari e depois alguns americanos como Bob Dorough, o jornalista Roberto Muylaert.

Zuza mostrou o programa de rádio ( Rádio USP), onde através de suas playlists, tenta passar um pouco de conhecimento e cultura para quem o escuta.

Zuza deixa seus livros, que é a sua maior preciosidade. Zuza era muito simpático, adorado por todos.

Ele foi estudar música nos anos 50, na Escola de Jazz em Nova York. Ele reviveu conosco, todas as casas de jazz que ele frequentava na época e quem ele viu tocar. Só monstros do jazz ! 

O swing que ele tem mesmo ao ouvir uma música. O discernimento do que é bom do que é ruim, Zuza separa em caixas em sua casa. Esses não vou ouvir !

Os Festivais de Jazz no Brasil em que ele fez parte, todos os artistas que por ele passaram, os americanos que ficaram loucos com a música brasileira, em especial a Bossa Nova. 

Imagens de fotografias, de shows, de encontros, da turma dele da Escola de Jazz, um pouco de sua casa, aqui no Brasil, sua esposa ...

Fiquei simplesmente apaixonado por tudo o que esse homem produziu de música e como ele aproveitou, curtiu tudo isso . Ele não poderia ter morrido ! kkk Como se nós determinássemos isso .

Que preciosidade , que orgulho termos um homem da música como ele.

Documentário imperdível !

Eu recomendo !

"Sob Pressão- Plantão Covid" OU Como É Cruel Viver Assim





 

Nossa, imperdível a minissérie "Sob Pressão- Plantão Covid", com a direção de Andrucha Waddington.

Nessa temporada, de apenas 02 episódios, chamada de Plantão Covid, os médicos já conhecidos do público, enfrentarão os desafios da doença mais terrível dos últimos tempos : A Covid -19.

Assim, a equipe do  Dr Evandro ( Júlio Andrade), Dra Carolina ( Marjorie Estiano), Dr Décio (Bruno Garcia ), Dr Charles (Pablo Sanábio), a Enfª Marisa ( Roberta Rodrigues), o Neurocirurgião Mauro ( David Junior ).

Os pacientes nesses episódios são Marcello Melo Junior, Marcos Caruso, Kelzy Ecard, Heslaine Vieira, Luellem de Castro e Francisco Rocha.

Fabíula Nascimento e Ravel Andrade, entrarão na minissérie fazendo parte do flashback, sendo a mãe e o Dr Evandro, mais jovens.

Sensacional, não tenho palavras para descrever o quão boa é essa equipe inteira para reproduzir um assunto tão atual, de uma forma tão real.

A atuação do Marcos Caruso é algo assim, de cinema mesmo. Marjorie Estiano continua impecável e Júlio Andrade o melhor ator .

Essa minissérie tinha que ganhar todos os prêmios de TV do mundo, porque é muito boa. Difícil da pessoa mais cética não se emocionar, não sentir nada, e não pensar no que está assistindo.

Parabéns à toda equipe !

Assistam ! 

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

"As Calças de Pushkin" OU Uma Relação Estranha Entre a Rússia e a Etiópia





 Me interessei pelo curta metragem "As Calças de Pushkin" , com a direção de Lev Brodinsky.

Há uma história , que na década de 90, Israel, alocou Russos e Etíopes em seu território.

Abraham ( Hezi Barkoy), um etíope de 9 anos, aprende russo sozinho para se sobressair e superar as dificuldades principalmente do idioma.

Nesse processo, faz amizade com a vizinha russa Marina, que ele a observa, principalmente quando ela leva algum homem para fazer sexo em seu alojamento.

A história dos russos na África vem de muito tempo atrás ( 1880), onde um cossaco russo apontou em Djibuti. 

Mais tarde, foram à Etiópia, devido as duas nações serem ortodoxas. E esse laço se perdurou por muito tempo, com a Rússia sempre apoiando a Etiópia em suas guerras, revoluções , tornando-se povos amigos.

Bem interessante a história, e o fato de saber um pouco mais faz a gente gostar ainda mais de cinema.

Recomendo !

"A Ponte das Crianças Travessas " OU Adivinhe Quem Vem Para Rezar


Muito bom o curta metragem  mexicano , "A Ponte das Crianças Travessas , do diretor Fabian León López.

Jhony, é um irmão menor de uma família, que fica observando o seu irmão nos entornos, onde se envolve com álcool, pornografia e mulheres.

Jhony não se conforma com a atitude machista do irmão, e a situação se complica, quando Misha, uma garota, chega nova lá no bairro.

O pai de Misha está envolvido com alguns bandidos, e foi para lá para dar uma sumida. Misha se envolve com algum dos garotos, mas, o irmão de Jhony também quer se beneficiar de seu sexo.

Essa tal ponte, que fala no título, é onde os meninos passam todos os dias para se divertirem, mas, é a mesma ponte que será testemunha de um crime.

Jhony assiste a tudo . Misha vai embora com seu pai.

Um bom tema para discutir sobre essa adolescência difícil , que a cada dia fica mais dona de si.  


"La Mamita" OU Sutil Violento




 

Ótimo o curta metragem chileno " La Mamita", de Laura Donoso. que tem Karina ( Catarina Saavedra), uma motorista de caminhão, que pára em um restaurante de beira de estrada, "La Mamita", por causa de problemas no motor de seu caminhão.

Karina entra no local para beber e comer algo. A proprietária tem uma conversa bem ácida, mas, a ajuda no ferimento da mão, pois havia queimado no motor e ela fez todos os primeiros socorros.

Karina queria fumar, mas, a proprietária não permitiu ali dentro, pediu que saísse fora. As duas foram fumar e conversar mais um pouco.

Karina achou uns dedos no lixo , e sentiu que tinha que sair logo daquele lugar. Nem comeu direito.

Gostei bastante do curta metragem, da fotografia, da locação, e da atuação da proprietária ( Loreto Valenzuela) do La Mamita.

" Incomuns" OU Ah, A Humanidade e Outras Boas Intenções .

 


Assisti ao curta metragem " Incomuns" da diretora Isabela Umbuzeiro Valent, que fala sobre os coletivos culturais e artísticos da cidade de São Paulo, sob a ótica e a percepção de quem participa.

Muito interessante e feliz em saber que na cidade de São Paulo, podemos contar com todos esses coletivos, que de A a Z.

Tem teatro, poesia, dança, sessões de psicanálise, leitura, arte ...e muito mais, cada um instalado em um canto da cidade, com acesso a todos.

Tenho certeza que se eu morasse em São Paulo, gostaria de participar de um desses, claro se eu fosse permitido e escolhido para tal. Não sei como é a seleção dos participantes. 

Sei, que todos que estão acolhidos, estão felizes, mudaram de estilo de vida e lá estão por muito tempo fazendo o seu trabalho, gerando arte, saúde, alegria , amor ...

Vale a pena assistir ! 



" O Anjo" OU Limpe Todo O Sangue Antes Que Manche O Carpete.




Foi ótimo o filme " O Anjo" do diretor Luis Ortega, baseado em fatos reais, do Serial Killer argentino Carlos Robledo Puch, que tentou uma vaga no Oscar como Melhor Filme Estrangeiro, mas, não conseguiu.

O filme é baseado em tempos antigos, onde veremos carros antigos, mobiliário antigo, roupas da época, e o rapaz Carlitos ( Lorenzo Ferro), arrebentando de tanta ironia e sarcasmo, no ato de roubar e matar.

Carlitos mora com a mãe Aurora ( Cecília Roth), em ótima atuação, e com o pai Hector (Luis Gnecco). Carlitos tem o dom de entrar em casas desocupadas, ou que não há ninguém no momento e assaltar somente coisas de muito valor. Faz com uma naturalidade, como se estivesse dançando uma música inteira.

Chega em casa e a mãe não sabe de onde vêm essas coisas. Ele dá para a namorada( Malena Villa), coloca no seu quarto, enfim, se diverte com tudo isso.

Conhece Ramón ( Chino Darín), em um reformatório, e em um primeiro instante, os dois brigam por uma coisa besta, mas, se tornam amigos. Ramón percebe o feeling do rapaz e o leva para conhecer o seu pai , José Peralta (Daniel Fanego ) e também sua mãe Ana Maria Peralta (Mercedes Morán)  .

O pai de Ramón fica encantado com as qualidades do moleque, e como foi um ex- ladrão, já ficou na cadeia, conhece bem as peças erradas. Logo, vão assaltar uma armeria, e Carlitos enche a casa dos Peralta de armas e munições. Depois, uma joalheria, e assim vai, atropelando que vem pela frente, metendo bala numa frieza impressionante, e como se nada tivesse acontecido, dormindo como um anjo, em sua caminha, na casa da mãe.

A relação de Carlitos e Ramón se estreita e os dois seguem a roubar e roubar , mas, Ramón se envolve com um pintoso artista que promete uma carreira de ator ao rapaz em troca de favores sexuais.

Carlitos não gostou disso. Certo dia , os dois são parados em uma blitz. Há um hiato nessa relação .

É tão cínico o roubo e a forma como Carlitos o pratica, que você acha que a prática é muito fácil.

Carlitos é procurado pela guarda argentina inteira. A mãe dele até ajuda a polícia. Vamos ver o fim de tudo isso.

Gostei muito. Achei diferente. Gostoso de assistir .

PS: E teve cena de banheira, que sou vidrado !

O anjo é foda !

" Ursinho" OU Viva Sem Medo Suas Fantasias Sexuais




 Assisti ao ótimo curta metragem " Ursinho" com a direção de Stéphane Olijnyk, que tem uma favela do Rio de Janeiro como pano de fundo e ótima vista para o mar.

Lá, moram Ursinho ( Digão Ribeiro) e seu Pai (Wilson Rabelo), que é um idoso já sem possibilidades de locomoção e precisando de toda a atenção do filho para sobreviver.

Eles moram em um cubículo, e o pai, através do telefone, arruma empregos de faxina para o filho ganhar o sustento de casa.

Dessa vez, ele vai a um ricaço de Copacabana fazer a faxina. Chegando lá, o senhor todo enjoado, explica como quer que seja feito a limpeza e Ursinho presta atenção em um quarto nos fundos do apartamento, que não deve ser entrado. É um quarto alugado. Ele fica curioso.

Certo momento, ele vê um garoto nú perambulando pela cozinha e voltando para o quarto. Ele fica louco com a cena. Quer mais. Fica vigiando o moço pelo buraco da fechadura.

Assim, Ursinho vai embora, sonhando com o que viu. Se apaixona pela cena e pelo moço, que encontra horas depois na sauna 202. O moço é um michê.

Ursinho fica sabendo pelo velho que ele é cabelereiro, e sustenta a família com esse dinheiro que ganha por fora. Ursinho vai lá no salão e quer cortar o cabelo. O moço se assusta com o caso, e combina um encontro com Ursinho. Os dois vão para o morro. 

A casa de Ursinho não é o melhor local para uma transa. Tem seu pai doente. Todos tomam uma atitude e os personagens têm que mudar até de lugar.

Ótimo curta metragem !