Powered By Blogger

domingo, 31 de maio de 2020

"For Sama" OU Documentário Indicado Ao Oscar 2020


Sem dúvidas nenhuma, esse documentário é um dos melhores e mais poderosos que assisti até hoje. Merecia sim levar o Oscar 2020.

Falo de " For Sama", belíssimo registro da jornalista e diretora Waadal Kateab e Edward Watts.


Ela, é a diretora e a mãe de Sama, a bebezinha que nasceu no meio à bombas, a escombros, à pobreza, falta de insumos e comida e condições de vida.

Waadal por 5 anos, pegou sua câmera e filmou o terror na guerra civil que seu país passava, e mostrou uma Aleppo toda sendo destruída pelo próprio presidente, o governo atual, Bashar Assad e seus aliados, como os russos.


Vemos a todo instante bombas caindo, mísseis, tudo pegando fogo e caindo, e pessoas chegando nos hospitais montados na hora por heróis que resistem pelo seu país.

Sangue, dor, amputação,morte, é isso que vemos, e muitas crianças chegando sem vida já .

Waadal se apaixona por Hamza, o médico da cidade, jovem, que organiza e comanda o  hospital. Ela engravida de uma menininha, que nasce no meio da guerra civil síria.


Sama é uma graça !

Depois de uma ano mais ou menos, Waadal ainda engravida pela segunda vez, e de outra menina.

Eles terão que se exilar de Aleppo e do país, ou ficar e morrer. Eles escapam !


Ótimo filme, gostei muito do médico também, já que é minha profissão, e hoje vemos nesse momento de pandemia, muita solidadriedade e devoção ao que fazemos pelos que necessitam.

Fiquei pasmo com o número de cirurgias que ele disse ter feito em um curto período de tempo naquele hospital montado ali em meio à bombas.

Fico pensando como Sama reagirá vendo um filme produzido por sua mãe daqui há uns 20 anos, ter participado desse triste momento de seu país .


Filmaço ! Tem que assistir ! E refletir que estamos em um paraíso comparado a esse povo sofrido.

Valeu a pena !

Eu recomendo !

PS: O poster do filme também gostei demais !

Nenhum comentário:

Postar um comentário