quinta-feira, 30 de abril de 2020

"Divaldo -O Mensageiro da Paz" OU Não Há Como Não se Emocionar com Bondade, Caridade e Amor


Fazia tempo queria assistir ao filme "Divaldo -O Mensageiro da Paz", com a direção de Clovis Mello, e esse dia chegou.


Acho que nesse período de pandemia, precisamos um pouco de mensagens de amor, de luz, caridade, bondade e claro, reafirmar alguns conceitos.


Para isso serve também a arte, no caso o Cinema, onde através de histórias como essa, podemos nos transformar, tornarmos pessoas melhores, e quem sabe adquirir algum conhecimento.


No filme, vemos desde bem criança, Divaldo ( João Bravo), com uma mediunidade bem avançada, que causava risos e ,espanto e chacota dos amiguinhos e raiva do pai, que não aceitava mais essas histórias do menino que tarde da noite, os acordavam dizendo que tinha gente ali no quarto dele.


Primeiro foi a irmã mais velha de Divaldo que suicidou-se, depois o irmão que morreu, e Divaldo, já com sua mentora ao lado, começa a se desenvolver mais e mais, fazendo com que a mãe e o pai acreditem que o menino realmente tinha um dom.

Desde o início, Divaldo teve o apoio de Laura ( Ana Cecília Costa), uma espírita, que o encaminhou para Salvador para se deslanchar na doutrina.


Para sua mãe (Laila Garin), seria difícil ficar sem o filho, mas ela sabia que ele não a pertencia, e sim que era de todos.

Já em Salvador, Divaldo sempre tinha aquele que o atormentava desde a infância ( Marcos Veras), que o tentava de todas as formas para não seguir o caminho da luz.

Divaldo conseguiu seu emprego e aos poucos foi se destacando no centro espírita, sempre com o acompanhamento de perto de sua mentora Joanna de Angelis (Regiane Alves).


Em Salvador, Divaldo ( Ghilherme Lobo) faz um amigo que lhe é grato por toda a vida por ter feito que seu pai melhorasse de um mal.

Divaldo faz muita caridade, com o próprio salário, e cresce em luz e benfeitorias .


Já mais velho, Divaldo (Bruno Garcia), enterra o pai, e depois será a vez da mãe.

Divaldo hoje, ainda vivo, tem 92 anos, 600 crianças adotadas e um complexo de estudos, esportes, lazer, e muito mais em Salvador.

Que assim seja !

Vale a pena assistir !

quarta-feira, 29 de abril de 2020

"Gordxs" OU Doc. Pernambucano


Assisti ao documentário " Gordxs" com a direção de Ivson Santo, com o pessoal da UFPE, falando sobre a condição de ser GORDO .


O filme mostra pelo menos uma história contada por cada entrevistado, sobre o pior momento, uma experiência marcante, o bullying da escola , e como estão agora convivendo com o fato aliado também à sexualidade.

Muito triste ver jovens se desnudando sobre a vergonha e a humilhação que passaram por causa de  seus corpos, assim como de suas sexualidades.


Redundância falar sobre o assunto, mas, interessante ver o depoimento deles, para sempre reafirmarmos uma condição de nunca permitirmos essa situação.


No final, um vídeo bem colorido com a música " Farsa" de Uana Mahin.

Valeu !

"Planeta dos Humanos " OU A Real Verdade das Empresas Patrocinadoras do VERDE.


Filme urgente e imperdível para aqueles que são a favor da Terra, do Ambiente, dos Animais e do Homem.

"Planeta dos Humanos " , com a direção de Jeff Gibbs e com a produção de Michael Moore, vem nos mostrar que os bonzinhos das empresas a favor do VERDE, não são nada disso, e pelo contrário, estão junto com os capitalistas e se tornando cada vez mais bilionários .


E quem impedirá a mudança climática ?

Estamos perdendo a batalha . pois a madeira está sendo queimada, gera-se a biomassa e energia consequentemente.


Pelo que a gente viu, a energia eólica, a energia solar não funciona adequadamente e nem a longo prazo .


Jeff Gibbs entrevista e vai a campo falar com várias pessoas responsáveis por essas cooperativas verdes e ao questionar sobre o que eles realmente estão fazendo , o entrevistado fica sem palavras, não sabe o que responder, não quer se comprometer ...

Até o desmatamento da Amazônia, no Brasil entra nos discursos do documentário, como não poderia faltar , não é ?


Finalizando, o que fica para nós mortais, é que o que estão nos apresentando é uma verdadeira FALÁCIA !

Vale a pena assistir  !


Eu recomendo !

"Salto Livre" Ou DOC. GNT


Assisti ao documentário "Salto Livre", por indicação de Rita Von Hunty, que falava sobre fazer escolhas ...

O documentário que tem a narração de Mônica Martelli, é bem didático, com várias ilustrações e muitos depoimentos de gente envolvida no processo, como Janaína Brizante, neurocientista, que explica como as circuitarias funcionam no cérebro, geralmente interligadas, e não separadas como achamos, exemplificando agir com a razão ou com a emoção, como se fossem dois circuitos separados.

Fala-se também em Overload Cognitivo, quando se tem uma enxurrada de informações e seu cérebro não dá conta de processar todas elas.


Novamente o assunto da mulher no processo criativo, e quando está no mercado de trabalho, como sofre ainda pelo gênero em algumas especialidades laborais.

Tem um estudo de mais de 68 pessoas, em uma plataforma de 10 m de altura para pular ou não em uma piscina .

Tem muitos depoimentos interessantes, mas, o que fica, é que não é tão simples assim esse processo de escolha e não tão individual, inerente àquele momento, e sim de todo um passado , presente e quiça um futuro de quem o faz.


Fala-se muito também que as pessoas querem ter várias escolhas, opções, mas, na hora, frustram-se da escolhida. Ou seja, se tivessem apenas 2 opções já seria o suficiente e não 8, 15 por exemplo que somente servem para esse overload, já que são muito semelhantes.

Bem interessante, vale a pena dar uma olhada.

Eu recomendo !

"Satyrianas, 78 Horas em 78 Minutos" OU Não, Não Fecha Não !


Assisti ao documentário "Satyrianas, 78 Horas em 78 Minutos" com a direção de Daniel Gaggini, Fausto Noro, Otávio Pacheco, lançado em 2013.

"Satyrianas, 78 Horas em 78 Minutos", é um documentário que mescla  ficção e realidade e fazia uma homenagem ao evento : Satyrianas, realizado pelo Grupo Satyros.


Como todos sabem, o evento traz cinema,música,literatura, teatro e artes visuais se encontram , numa duração de 78 horas.

O documentário fazia você entender que teria a direção de um gringo : o famoso americano Jeff Luna, que brigou várias vezes com sua pequena equipe brasileira , misturando aí a ficção com a realidade que falei no início.


Os convidados e depoentes : Nossa, vários ! Aimar Labaki, Rubens Ewald Filho, Mário Bortolotto, Evaldo Mocarzel, Hugo Possolo, Laís Bodanzky, Bráulio Montovani, Zé Celso Martinez e Phedra de Córdoba, além dos fundadores Rodolfo Garcia Vazquez e Ivam Cabral.

O elenco : Bruno Autran,Dani Oliveira,Débora Rebecchi,Fernando Assis, Gustavo Ferreira,Leandro Luna, Ricardo Ramory e Robson Catalunha.


As imagens, claro que do evento Satyrianas, e muitas histórias dos entrevistados bem interessantes, que fazem parte da história da Praça Roosevelt.

Gostei muito da trilha sonora do filme, principalmente : Artista é o Caralho com a interpretação de André Frateschi e Miranda Kassim, Duela A Quien Duela , com voz de Carlos Careqa & Maxixe Machine e Tom Traubert's Blues com uma impressionante voz de Tom Waits.


Vale a pena conferir !

Excelente !


Não fechem Os Satyros !!!



terça-feira, 28 de abril de 2020

"Adeus Estrada de Tijolos Amarelos" OU Amanhã é Dia de Nascer de Novo



Assisti ao curta metragem "Adeus Estrada de Tijolos Amarelos" com a direção de Hiran Matheus, que tem em um jovem a esperança de mudar de cidade, estar colocado em um novo emprego e ter sucesso nesse novo espaço.

Ícaro ( Danilo Araújo), trabalha em uma empresa de telemarketing, e chegando em casa, sai á noite para relaxar, tomar uma cervejinha, e porque não, paquerar.


Numa dessas noites, conhece Apolo ( Hugo Moura), que o leva para casa e os dois têm uma noite de sonhos.Apolo,dá o seu colar para Ícaro, e o quer ver novamente.

Depois de mais um encontro,Apolo avisa a Ícaro que terá que passar uns dias fora da cidade .

Pronto !

Ícaro se remove de saudades, ciúmes e solidão .


Agora a dúvida é se Apolo volta e se os dois ainda terão os mesmos encontros de amor.

No final ,a música " Goodbye Yellow Brick Road " é cantada por Ícaro em uma  versão em português, apropriada para o momento.

Valeu a pena !


Eu recomendo ! 

PS: Ah, o filme foi gravado por um celular .

"Scene From The Men's Toillet At a Ceilidh" OU Curta Metragem Escocês


Assisti a esse curta metragem escocês "Scene From The Men's Toillet At a Ceilidh", com a direção de Louis Norris, que tem um banheiro masculino como cena para todo o desenrolar da história.


Rory (Ben Walsh) está em uma festa tradicional de família, onde o seu pai toca violino na banda, todos estão caracterizados, e seu namorado está la .

Parece que Dan ( Joe Sefton) não se sente bem, está excluído, não recebeu o tratamento e a aceitação que Rory deveria dar-lhe por vergonha e insegurança e se tranca no banheiro.


Rory vai atrás do namorado e como não para de entrar gente no banheiro, todos conhecidos de Rory e sua família, ele fica constrangido de chamar por Dan que está trancado em um deles.

Até que isso é feito e Dan sai do banheiro e os dois começam a discutir sobre isso mesmo: De não se sentir no local, de ser excluído , de não ter representatividade e Rory explica sua insegurança, seus medos e outras coisas mais ...


Ou seja, o curta se desenvolve dentro de um banheiro masculino com o entrar e sair de gente para       "mijar " e os dois garotos no meio disso tudo.


Diferente, mas, não tão incomum assim , não é ?

Confiram !

segunda-feira, 27 de abril de 2020

"Afogamento Proibido" OU MyFrenchFilmFestival


Por que todos os curtas metragens franceses são excepcionais e eu gosto de todos que assisto ?

"Afogamento Proibido" da diretora Melanie Laleu, traz um filme todo psicodélico, com dois personagens sonhadores, para não dizer perdedores, pois levam uma vida de merda.


Paola ( Diana Fontannaz), é uma sereia streeper, em um Peep show, onde através de uma vitrine, o cliente vai colocando moedas e de acordo com o tempo ela faz seu show, tirando peças de roupas.


Vai para um lugar que para entrar no elevador, tem que colocar moedas, para entrar no quarto, tem que colocar moedas, para acender a luz, moedas ....e assim por diante, para comer , moedas, para beber, moedas ...

Ela encontra em uma fonte onde o mergulho é proibido, Dagobert ( Esteban), que com uma roupa de mergulho, um óculos e uma vara com imã, entra na fonte para pegar as moedas e sobreviver .


Os dois filosofam, Esteban vai à cabine de Paola, e juntos tentam conseguir realizar os seus sonhos ...

Bem interessante e diferente, como todos os curtas franceses.


Vale muito a pena !

Eu recomendo !

"Ice Cram And Tequila" OU Disforia Pós Coito


Assisti a um curta metragem diferente, meio que explicativo e com definições que eu não conhecia, chamado "Ice Cram And Tequila", do diretor Joel Junior.

Uma cama de casal, um quarto, e dois praticantes de sexo. Eles fazem,  um deles coloca a roupa e vai embora. Ah, antes de sair, o que está na cama, diz o seu nome( Jeremy Sless) , e então o que está de saída diz o dele ( Justin Powell).

Um deles tenta falar sobre o que fizeram, qual o sentido do sexo, algo meio teórico . O outro não fazia muita questão do assunto não, queria mesmo era só prazer e tchau .


O filme termina com a explicação de disforia pós coito, onde pessoas podem ter sintomas de tristeza, ansiedade, agitação ou agressão após o sexo consensual.

Também conhecido como Post Sex Blues, essas pessoas podem ter sintomas de ansiedade após o coito entre 5 minutos e 2 horas.

O cara que ficou no quarto tomou sorvete e bebeu tequila ...

Vale a pena conhecer ...

Recomendo !

PS: No criado mudo, há uma citação de um livro de Shakespeare.

"Retorno" OU MyFrenchFilmFestival


Mais um excelente curta metragem do MyFrenchFilmFestival. Trata-se de " Retorno", que tem a direção de Yohann Kouam.

O filme traz a periferia e um grupo de negros, que estão na escola, se divertem paquerando as garotas, jogam o seu basquete, enfim ...

De repente a família de um deles vem abaixo : Willy ( Adona Procida), em uma saída à noite com um de seus amigos, acaba vendo que seu irmão não é aquilo que prega em casa, e se decepciona com o que vê .

Na escola, em uma festa de turma, acaba por violentar dentro do banheiro um colega também negro, porém gay o que faz o diretor chamar o pai e o irmãos para conversar sobre o garoto.

O pai ( Augustin Ruhabura) e o irmão Théo ( Yann Gael Elleouet) ficam apreensivos com o comportamento do menor.

O que está acontecendo ? Qual o problema ?


Willy acaba por entender a situação e sentem muito.

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Linda,Uma História Horrível" OU Curta Metragem Baseado em Um Conto de Caio F.



Com a direção de Bruno Gularte Barreto, assisti ao curta metragem"Linda,Uma História Horrível", baseado em um conto de Caio F.

O curta, produzido em POA, tem como locação a casa de uma senhora, já bem idosa, com limitação de movimentos, com sequelas de alguma doença crônica, e que vive sozinha com sua cadela Linda.


É tarde de noite, e Fernando (Rafael Régoli) toca a campainha umas 4 vezes, até que sua mãe vai até a porta e verifica quem é .

A primeira frase foi : Você não avisou que viria !

O rapaz entrou, e sentou-se a mesa da cozinha, a mãe(Sandra Dani) o beijou como fazia sempre, e lhe ofereceu um café.

Os dois tomaram café, e ela perguntou como iria a vida, o trabalho, a saúde ...reclamou que a irmã dele nunca vai à sua casa, falou das amigas já falecidas, do pai dele, dos avós ...


Fernando, com um ar bem taciturno, mais escutava que falava, quando a mãe perguntou do Beto, um amigo dele que tinha sido muito gentil com ela, levando -a em um restaurante, abrindo a porta do carro para ela, puxando a cadeira para sentar-se ...

Fernando responde que o Beto vive a vida dele . Que eles não se vêem mais .

A mãe entende. Ele quer falar mais, diz que é difícil, a mãe se esquiva e diz que vai dormir .

Fernando ainda toma um pouco de destilado e acaricia a Linda.

Muito bom o curta, retratando bem o conto homônimo de Caio F. e com uma atuação estupenda de Sandra Dani.

Valeu a pena !

Eu recomendo !

PS: O curta termina com outra atuação super, dessa vez na voz de Filipe Catto, com a música "Redoma ". 

"As Viajantes" OU Curta Metragem com Gilda Nomacce


Assisti mais um curta com a melhor atriz desse segmento no Brasil : Gilda Nomacce.

Na hora em que vi, que a postagem de " As Viajantes" , curta de 2019, com direção de Davi Mello, estava disponibilizada no Vimeo, já fui conferir mais um trabalho da minha atriz preferida.

O curta, desenvolvido no apartamento de Gilda ( Gilda Nomacce), traz uma conversa descontraída dela com sua amiga Ma ( Majeca Angelucci) , depois de beberem umas taças de vinho.

O assunto eram os cachorros lá na rua, e Ma preocupada se eles já tinham ido embora, já que tem trauma deles, contando até uma história trágica de uma pessoa que teve uma enorme cicatriz deixada pela mordida de um deles.


Ma chama o uber. Ele vem em 2 minutos. Gilda pede para que ela não vá. Precisa contar uma coisa que lhe aconteceu mais cedo antes do encontro das duas.

Os cachorros ? Não. Não eram cachorros o que Gilda olhava pela janela .

E o que ela teria para contar ?


Mais um ótimo curta, com a pegada cine terror/cine fantasia, com uma edição de som muito boa e muito bem produzido.

Vale a pena !

Assistam !