Pelo segundo ano consecutivo resolvo fazer uma viagem de carro nas minhas férias.
No ano passado, fui até o Deserto do Atacama , passando pelo nordeste da Argentina e esse ano resolvi ir até o sul da Bahia por Minas e depois na volta passar pelo Espírito Santo e Rio de Janeiro , fazendo um tour então por 05 estados brasileiros.
A viagem começou numa sexta feira à tarde em Ribeirão Preto , onde eu e meu amigo Daniel saímos de Ribeirão Preto , às 16:30 hs num Honda H-RV rumo à Sabará-MG .
Chegamos bem à noite na cidadezinha histórica, motivo pelo qual a escolhi como destino , e também por já estar na saída da estrada para seguirmos viagem no segundo dia.
Em Sabará , ficamos na Pousada Villa Real, bem simples , mas, que estava a passos de um restaurante pizzaria ( Barril Choperia, Pizzaria ) , que ainda aberto nos deu a oportunidade de jantarmos , indo à pé mesmo e depois dormirmos .
No segundo dia , o destino final seria Teófilo Otoni , ainda em MG , chegando na cidade à tarde , fazendo um passeio pelo seu centro e indo tomar um suco e comer um açaí para uma revigorada.
O cansaço era visível , fomos descansar um pouco e acabamos por atravessar a noite sem jantar .
Acordamos bem cedo , e logo após o almoço já estávamos no primeiro destino baiano : Arraial d'Ajuda, onde dormiríamos por 4 noites na Pousada Machê .
A pousada era muito bonita e aconchegante e o diferencial foram os sucos de cupuaçu, cajá, graviola e acerola que tinham no café da manhã e pudemos nos deliciar .
O primeiro almoço em Arraial d'Ajuda foi no recomendadíssimo Paulinho Pescador, onde comemos um excelente camarão .
Conhecemos duas ou três praias e andamos muito pela vila de Arraial que tem na gastronomia o seu ponto forte.
Para Porto Seguro, fomos de balsa e fizemos a travessia de Arraial , indo conhecer suas praias e o Centro Histórico.
Dentro desses 4 dias, fomos até Trancoso, mas, chovia e nem deu para sairmos do carro .
O próximo destino seria Ilhéus , onde conhecemos a sua imponente Catedral , o famoso Bar Vesúvio , onde Nacib trabalhava e também o famoso Bataclã , recinto onde Maria machadão atendia seus clientes .
Vesúvio
O local é fantástico, paga-se para visitar, mas, o restaurante é lindo e depois você ainda pode conhecer o quarto de Maria Machadão.
Bataclã
Restaurante e Casa de Shows
Quarto de Maria Machadão
Saindo de Ilhéus , fomos á Itacaré ficando hospedados na Pousada Coqueiro Verde , com um quarto ótimo , café da manhã também com sucos da terra , tapioca e ótimos dias nas praias lindíssimas que a cidade oferece.
Praia do Ribeira
Na segunda noite , por causa do cansaço também só comemos um crepe e tomamos um suco e fomos dormir direto .
O próximo destino : Valença ! Onde deixamos o carro numa garagem , pagamos 100,00 e pegamos uma lancha rápida , por 22 reais para em 25 minutos estarmos em Morro de São Paulo .
Pegando a Lancha Rápida em Valença
Perfeito ! Chegamos em Morro e nossa pousada era muito próxima do desembarque , no centrinho, facilitando o carregamento de apenas uma sacola com coisas para 2 noites.
1ª e 2ª Praias em Morro
A pousada , a mais charmosa de todas era o Solar das Artes, onde cada quarto tinha um nome e motivos de decoração diferentes. Conversamos com a simpática dona e fomos muito bem acolhidos.
Conhecemos a primeira praia, segunda, terceira ... comemos muito bem , e foi aí que comprei minha camisa de mangas longas que protegia contra raios UV, uma febre agora nas praias.
De volta à Valença para pegar o carro e descer o caminho, dei uma boa andada e consegui chegar até Teixeira de Freitas- BA . Ficamos num hotel bom , próximo ao shopping da cidade onde comemos.
No dia seguinte partimos para o Espírito Santo e chegamos à linda Vitória , ficando na rede de hotéis Bristol , por sinal o atendente mais simpático de toda a viagem que nos arrumou um quarto de frente para o mar e toda a beleza de Vitória e Vila Velha.
O Hotel Bristol Praia do Canto então foi o que mais nos surpreendeu pela vista !
Conhecemos algumas praias de Vitória , o Triângulo das Bermudas , local de vários bares famosos e no dia seguinte fomos conhecer Vila Velha , seu Convento da Penha, a Fábrica da Garoto e depois o Centro Histórico de Vitória . O destaque em Vitória foi a ida ao local das Paneleiras , no Bairro Goiabeiras, conhecer o trabalho das mulheres com as panelas de barro .
Próximo destino : Arraial do Cabo .
Fenda de Nossa Senhora
As melhores praias que ficamos . Fantástica a Praia do Forno e o passeio de lancha Tortuga Tour por todas as outras praias .
Praia do Forno e Prainhas do Pontal do Atalaia
Ficamos na Pousada Costa Dourada , com um bom quarto também e uma ótima localização.
Pontal do Atalaia
Praia do Forno - trilha
Depois, foi a vez de Petrópolis , conhecer a cidade imperial e o seu imponente Museu, que foi o destaque .
As casas antigas todas com o padrão da época também impressionam bastante, assim como os outros pontos turísticos.
O hotel top , com ótima localização foi o Casablanca , residência de um médico que atendia a família real no império.
Angra dos Reis foi a próxima parada , onde ficamos na simples Pousada Verde e mar , na Praia Grande , mas, com pé na areia , uma boa comida , piscina e uma gente muito agradável.
O destaque foi para o passeio de lancha com a agência SNB . TOP ! conhecendo a Praia do dentista, Ilha de Caras , Ilhas Botinas e almoçando num restaurante referência na Praia do Vitorino , Restaurante Canto das Canoas .
Praia do Dentista- Ilha Gipóia
Saímos de Angra e fomos à Paraty, ficando no Centro Histórico, na Pousada Bartholomeu , muito simpática, charmosa , com peças de arte e com ótima gastronomia.
O destaque foi o jantar no Restaurante do Seu Joaquim , onde nos foi oferecido o coquetel mais pedido e servido em Paraty : O Jorge Amado ! Delicioso !
Paraty
O próximo dia teriam 2 paradas : Trindade e Ubatuba, mas, como o tempo estava nublado e chovia um pouco resolvemos seguir viagem e fomos à São Luiz do Paraitinga conhecer a cidade que ferve de gente no carnaval e também a cidade onde nasceu Oswaldo Cruz, o maior sanitarista do Brasil.
Depois de almoçar no ótimo restaurante Cantinho dos Amigos , seguimos para visitar a maior Basílica do nosso país , em Aparecida .
Bonecos do Carnaval
Como é grande aquilo ali , como tem coisas e espaços para se visitar como as oferendas , a visitação da imagem , a torre com uma vista impressionante do Rio Paraíba do Sul e as cidades vizinhas do Vale do Paraíba , a Passarela da Fé e outros ...
O Museu da Torre com peças em arte sacra , e roupas, cadeiras, e objetos utilizados pelos Papas que por ali passaram é o destaque da visita na minha opinião .
As imagens são belíssimas , dá vontade de montar um cantinho em casa e começar a comprar e ter um espaço igual , claro que nas devidas proporções.
Saindo de Aparecida, o retorno então seria a nossa Ribeirão Preto, onde chegamos por volta das 21horas e 30 minutos .
Foram rodados 5000 km nesse roteiro e a satisfação de um dever cumprido .
Que bom que deu tudo certo, espero que outros possam também fazer um roteiro parecido e desfrutar de tantos lugares que estivemos em uma única viagem que durou 19 dias.
Valeu a pena !
Eu recomendo !