sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

"Taxi Teerã" OU Conversas com Jafar Panahi


Outro filme  indicado por várias listas de 2015, acho até que participou da mostra internacional em São Paulo e foi o ganhador do Urso de Ouro em Berlim.

Taxi Teerã do diretor Jafar Panahi , o tal diretor iraniano, que fora proibido de produzir filmes e foi acusado a ficar 20 anos em prisão domiciliar , o mesmo de O Balão Branco , O Espelho , Dez , Isto Não É Um Filme ...


Jafar Panahi com seu taxi amarelo, sai às ruas de Teerã em busca de passageiros e histórias .

É o que vemos no primeiro homem falando das pessoas que roubam por muito pouco e que deveriam ser enforcadas, o que discordava a passageira do banco de trás, dizendo que o motivo  dessas pequenas corrupções era de base .


Foi uma discussão só entre a professora e o rapaz sobre esse assunto, e não se chegou a nenhuma conclusão.

Entra a seguir um homem que foi atropelado, todo ensanguentado com sua mulher , que no caminho do hospital faz um testamento deixando tudo à mulher e pede que seja gravado pela câmera do celular, senão os irmãos da vítima não deixarão para a mulher e sim pegariam tudo .

O homem não morreu , e mesmo assim a mulher queria a gravação !

 
Depois ,entrou um tipo diferente, meio anão, meio gordinho, que reconheceu o diretor . Ele vendia filmes piratas, deixou até alguns para Jafar e disse que até já tinha ido à sua casa para vender para o seu filho.

Falava que tinha uma atividade cultural , já que esses filmes não eram lançados nos cinemas iranianos.


Depois, foi a vez de 2 senhoras com um pequeno aquário circular e peixes , fazendo uma menção ao longa de sucesso do diretor .

Elas precisavam chegar em um local antes do meio dia .


Ai, foi a vez de sua sobrinha, a mais tagarela e interessante talvez, pois teve aula de cinema , queria produzir o seu próprio curta  com sua câmera amadora e pedia sugestões ao tio famoso .

Falou de como deveria ser um filme iraniano , o que podia e o que não podia , enfim , foi bem ilustrativo .


No caminho encontraram um velho amigo de Jafar , que contou um caso de roubo que aconteceu com ele .

Mais a frente, a mulher das rosas , essa sim, atacando por vez o sistema iraniano , falando tudo o que tinha vontade de falar , e claro tudo de acordo com o que o diretor sente .


Às vezes as pessoas acham um certo charme nesse tipo de filme proibido , sob censura , mas, eu prefiro aqueles que o diretor fazia , os tais distribuíveis , que pelo menos havia uma história e passava coisas boas e simples para os cinéfilos .

De qualquer forma, vale a pena ver como está o cinema iraniano , seus diretores famosos , ouvir um pouco o persa , ver as ruas de Teerã , seu povo , suas vestimentas ...

Eu recomendo !

"Táxi Teerã" - Jafar Panahi

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

"O Clube" OU Pedofilia e Homossexualismo na Igreja



 Estava em São Paulo na virada do ano e o filme do momento no cinema era " O Clube" do diretor Pablo Larraín .

Comentários vários acerca do filme mostram que alguma coisa de polêmico havia em seu enredo.


O filme , que tem a costa chilena como pano de fundo , mostra um grupo de homens mais velhos e uma mulher, confinados em uma casinha à beira mar.

Além disso , uma corrida de cães , um pouco distante da casa, observada por esses homens de binóclio.


Aos poucos ,vamos percebendo que esses homens , na verdade, foram padres e que perderam sua batina e foram excomungados pela igreja por seus atos escusos , como a pedofilia e o homossexualismo.

A casa, custeada pela igreja , esconde esses desertores da bíblia , assim como a freira Monica ( Antonia Zegers) que está alijustamente para vigiar o comportamento desses , que , por regra não podem ter contato com outras pessoas do mundo externo .


São aficcionados por corridas de cães , e o cãozinho deles por sinal ganhou um bom prêmio na última corrida , dando lucros para o clube dos ex padres.

Com a chegada de um novo sacerdote ,Pai Lazcan ( Jose Soza) , a casa cai perante um homem de rua que ao saber que o padre para lá seria enviado , o segue e vai atormentá-lo com palavras e todas as histórias do mesmo com relação a esse homem , que quando menino foi molestado .


O insulto, com detalhes mínimos te faz imaginar morbidamente o que acontecera entre esse padre e o menino .


Pai Lazcan não aguenta a pressão e com uma arma que lhe foi dada por outro padre da casa , acaba se suicidando.


A igreja manda um sacerdote para investigar o crime , e todos combinam uma história para que o suicídio realmente seja o que tem que ser dito por todos .

Padre Silva ( Jaime Vadele) ,Padre Ortega (Alejandro Ortega ) ,Pai Garcia ( Marcelo Alonso ) e Francisco Reyes ( Padre Alfonso ) ficam atormentados com o fato e com a chegada desse investigador.


Ele quer saber como uma arma foi parar ali na casa . E pretende até fechar a mesma se isso se confirmar .



Uma nova corrida de cães, mas, dessa vez o caõzinho do clube não é o vencedor. Monica parece não ter gostado , porque acaba por tirar a vida do mesmo .


Só que coloca a culpa no mendigo Sandokan ( Roberto Farías ) que foi molestado quando menino e esse acaba por levar uma surra .

O investigador propoe uma troca de gentilezas e se o clube aceitar o seu pedido , ele deixa a casa e volta para a igreja .


A culpa , o desejo, o perdão , as regras da igreja , suas maneiras de encobrir toda essa lama suja , enfim, são muitos os temas que podem ser discutidos com esse grande filme de Pablo Larrain .

Muito bom mesmo ...valeu a pena !

Eu recomendo !


"O CLUBE" - PABLO LARRAÍN

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

"A Garota Dinamarquesa" OU Como É Difícil Essa Questão do Transex !



Se você gosta de um tema pesado, complexo e atual , assista ao filme " A Garota Dinamarquesa" do diretor Tom Hooper.


Lembrando que o filme tem 3 indicações ao Oscar de 2016 e claro que a de Melhor Ator é a que nos parece que tem mais chance de beliscar o prêmio maior.


O filme baseado no livro de mesmo nome de David Ebershoff , conta a história de um casal de pintores  dinamarqueses  Einar (Eddie Redmayne) e Gerda ( Alicia Vikander) .


Aliás, a abertura do filme com cenas da Dinamarca já valem o ingresso de tão bonitas !


Gerda é mais atuante , pinta um maior número de quadros e num certo dia , precisa de um modelo feminino para um auxílio numa tela.


Pede ao seu marido que vista aquelas meias compridas , coloque o sapatinho e depois ainda joga aquele vestidão pra cima dele .


Pronto ! Foi o start para que Einar se sentisse como ele realmente gostaria de se sentir: Como uma mulher !


E aí começa a triste saga de um homem que não reconhece o seu corpo e que aos poucos se transformará em uma mulher .

Einar vira Lilli , ajudado por sua esposa Gerda e começa a se mostrar nos meios sociais .


A sutileza dos gestos, do andar, da voz é qualquer coisa de fantástica , e realmente você parece estar diante de uma mulher.

Mas, as coisas não são tão simples assim . Vem agora a atração pelo sexo oposto , ou o mesmo sexo , vem o ciúmes da esposa perante o marido , vem o desejo de que em algum lugar alguém possa arrancar de seu corpo coisas que não lhe fazem mais necessárias ...


Terapias , tratamento de choque , depressão , aceitação , negação , enfim, vários são os problemas para quem passa por esse período de mudanças de corpo na transexualidade .


Aliás, esse caso foi considerado o primeiro caso de um homem a fazer uma cirurgia de mudança de sexo, em 1920.

As consequencias da cirurgia não foram boas para Lilli e isso parece não ter mudado muito até os dias de hoje .


Surge no filme Hans ( Matthias Schoenaerts), amigo de Gerda que tenta ajudar nesse processo de adaptação .

Gostei muito da atuação também de Alicia Vikander , acho até que merecia ser indicada ao Oscar por esse papel, mas, foi por um outro filme , então, fica valendo . Ela me lembra muito a Sophie Charlotte , não sei se concordam comigo .


Vale a pena assistir, pela atuação do casal , pelas belas imagens , pela transformação de Eisnar em Lilly e pela temática complicada .

Eu recomendo !


"A Garota Dinamarquesa" -Tom Hooper

"Um Senhor Estagiário" OU Toda Empresa deveria adotar um Programa desses !




Pra começar esse post, digo que adorei esse filme e vejo que realmente foi uma ótima indicação !

"Um Senhor Estagiário" da diretora Nancy Meyers te surpreende do começo ao fim e te dá várias lições .


Robert de Niro é Ben Whithaker , 70 anos, viúvo , aposentado , que apesar de fazer yoga , mandarim, ir todos os dias ao Starbucks ler seu jornal e várias outras atividades , não se sente útil.


De repente , vê um anúncio de uma empresa de internet que está contratando estagiários seniores e manda um vídeo para tentar uma vaga .


A própria seleção já é bem bacana , com suas entrevistas maneiras e a forma com que Ben se sai em todas elas .

Pronto! Foi contratado ! E adivinhe quem ele seguiria na empresa Medida Perfeita ? A própria idealizadora Jules Ostin ( Anne Hatthaway) .


No início, foi difícil para Ben , que ia trabalha todo de terno e gravata , pois nenhum email de Jules chegava para ele fazer alguma coisa .


Mas, com muita paciência e observação Ben vai conquistando a todos na empresa e a cada dia sendo mais e mais útil .

Até a fisioterapeuta Fiona ( Rene Russo ) é conquistada pelo setentão , acrescentando ainda mais em sua vida pessoal .


Jules com sua vida extremamente agitada e sem tempo, tem em casa um marido que abdicou de tudo para cuidar da própria casa e da filha .


Matt( Andres Holm) e sua filhinha aproveitam os poucos momentos que têm com Jules , já que a executiva chega todos os dias morta de cansada em casa ,e seu marido e sua filha já estão dormindo .


Isso, claro, prejudica a vida do casal , que logo terá consequências ...


Ben, observa tudo e consegue conquistar Jules com sua experiência ,simpatia e discrição .


Gostei muito do tema , e demais da atuação de Robert de Niro .

Valeu muito a pena !

Eu recomendo !


"Um Senhor Estagiário"- Nancy Meyers

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

"Trash- A Esperança Vem do Lixo " OU A Carteira Vermelha



Filmaço esse " Trash - A Esperança Vem do Lixo" do diretor Stephen Daldry que fez As Horas , O Leitor e Billy Elliot e juntamente com Fernando Meirelles escolheram o Rio de Janeiro como pano de fundo para esse thriller .


O filme começa com José Ângelo ( Wagner Moura ) em situação crítica, no enterro de sua filha , vendo suas fotos , e velando sua dor , quando a polícia chega para arrombar a sua casa .


Ele foge , masa polícia consegue pegá-lo , porém uma misteriosa carteira ele a lança para a rua caindo num caminhão de lixo que vai direto para o aterro , juntamente com os outros despejar tudo o que foi coletado .


Com cenas de José Ângelo sendo espancado e apenas isso , nada mais sobre o paradeiro do moço no filme e depois as cenas já cortam para o lixão , que será o palco principal do filme até o seu término.


Lá, além de todos os adultos, adolescentes como Gardo ( Eduardo Luis) e Raphael ( Rickson Tevez) tentam tirar o seu pequeno sustento com o lixo e talvez acharem alguma coisa que lhe rendam algo .



E Raphael  achou : A tal carteira vermelha , com dinheiro , fotos , uma chave e a identidade de José Ângelo.


Raphael dividiu com seu amigo Gardo o dinheiro , compraram carne e outros alimentos para a comunidade do lixão , mas, guardou a carteira consigo , esperando ainda lucrar com a mesma e sentindo que havia mais alguma coisa envolvida com o paradeiro da mesma.


Não deu outra : A polícia baixou no lixão com o comando de Frederico ( Selton Mello ) e dava como recompensa um dinheirinho para quem achasse a tal da carteira .


Raphael e Gardo souberam da história , mas , não se renderam a ela , não confiando nos 1000 reais que seriam pagos pelo chefão da polícia.

Raphael entra para os esgotos no meio de ratos e toda a sujeira em busca de Rato ( Gabriel Weinstein) para ajudar no mistério da carteira.


Rato sabe da onde vem aquela chave encontrada na carteira e vai a uma caixa postal para abrir e ver o que tinha dentro .

Um envelope com uma carta ! Só isso ....mas, que daria sequencia ao mistério do caso .

Eles então teriam que ir à prisão, contactuar um homem e contar o que estava escrito nessa carta .

Mas como entrar numa prisão ?


Aí pediram à Olívia ( Rooney Mara ) a gringa que mora na comunidade para serviços humanitários , juntamente com o Padre Juilliard ( Martin Sheen) para essa missão.

Ela aceita e vai , dando sequencia ao processo ...

Nesse ínterim, Frederico pega o moleque Raphael e aplica uma tortura pesada , acabando pelo momento da execução , que não foi bem sucedida ...


O filme é ótimo, com muitas cenas de ação , perseguição , correria dos moleques , te deixando bem ligado do começo ao fim.

Além disso , ainda conta com a atuação de Jesuíta Barbosa, Stephan Nercessian, Nelson Xavier, José Dumont, Enrique Diaz e Julio Andrade .

Um puta elenco de gente boa !


Me surpreendeu ...e o final é bem legal ...

Valeu a pena !

Eu recomendo !


"Trash: A Esperança vem do Lixo" - Stephen Daldry