Fazia algum tempo que não assistia a um filme que me deixasse diferente , que me fizesse sentir durante o filme , participar , entrar dentro dele , como esse " Whiplash " do diretor Damien Chazelle .
Que filmaço !
Para mim, até agora é o melhor dos que disputam o Oscar, exatamente por essas sensações obtidas .
O filme fala de um garoto que sonha em ser o baterista de sua geração , estudando música no melhor conservatório de Nova York , o Shaffer Conservatório , onde começando por baixo , consegue entrar na turma do temível Terence Fletcher ( JK Simmons) .
Andrew ( Miles Teller ) é o garoto , filho único , que vive com seu pai apenas, já que a mãe os deixou quando ele ainda era pequeno , e que é muito determinado a conseguir o sonho de um dia ser muito bom no que faz, deixando para isso sua vida social , seus desejos carnais e até sua sanidade .
Andrew luta com todas as suas forças para permanecer na banda de Terence Fletcher , que humilha, xinga e deixa seus integrantes exaustos de tanta repetição para que chegue ao nível que ele gostaria de ouvir .
E troca um baterista por outro , e troca de novo e volta o outro , enfim, o professor te deixa louco com seu modo de agir.
Dá vontade de entrar lá e interceder por Andrew , que tira sangue de seus dedos para o melhor êxito .
Andrew abre mão até de uma possível namorada , a Nicole ( Melissa Benoist) , dizendo que não pode perder tempo com esse tipo de situação já que tem que se dedicar em 100% à música .
O filme dá reviravoltas e a relação de Andrew com Terence é sempre muito dura , tensa .
No final , temos um grande espetáculo da nova banda de Terence Fletcher para a felicidade de todos .
Recomendadíssimo o filme para quem gosta de música , para quem é músico e para quem não gosta e também não o é.
Acho que deixa o recado para todas as classes , não apenas à de músicos de que se você quer ser o melhor , se destacar, tem que suar , se diferenciar , praticar e muito .
Um dos melhores filmes que assisti , onde a atuação de JK Simmons é estupenda , monstruosa , que lhe renderá com toda a certeza o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2015 .
Lembrando que "Whiplash" também é uma música , é um filme para não esquecer ...
Valeu a pena !
Eu recomendo !
"Whiplash" -Damien Chazelle