Powered By Blogger

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

"Eu, Tonya" OU O Triste Episódio da Patinadora Americana





Assisti ao filme " Eu, Tonya" do diretor Craig Gilespie, que está sendo muito comentado principalmente pelo fato de que Allison Janney, a atriz que faz o papel de Lavona no filme já ter ganho o Globo de Ouro e o SAG como Melhor Atriz Coadjuvante de  2018. Ela provavelmente levará o Oscar também .




O filme conta a história verídica da patinadora americana Tonya Harding  ( Margot Robbie) que desde 3 anos é forçada pela mãe a seguir os caminhos da patinação no gelo, levando a um treinamento intensivo e ostensivo por parte da mãe com a filha.




Isso porque, Lavona ( Allison Janney) é aquela madastra, ruim mesmo , de dar tapas se fizer errado, de xingar, de ser grossa com todos à sua volta com o único objetivo de levar à sua filha o melhor posto no esporte.




Ela gastava todas as suas economias de garçonete com o pagamento das aulas de Tonya, e jogava isso na cara da menina depois.




O marido, claro, não aguentou a mulher e a deixou cedo, assim como a menina, que cresceu sem a figura paterna.




Quando adolescente, Tonya logo conheceu um admirador: Jeff ( Sebastian Stair), que parecia tímido, bobo, mas, que logo que casou, batia que nem um louco na patinadora.




A vida de casado deles era um verdadeiro inferno. Mais o pesadelo da mãe, os treinos e a competição exaustiva , isso era igual à uma tortura para Tonya.




Tonya não conseguia ganhar uma competição pois os jurados sabendo de toda a sua vida pessoal não queriam que uma patinadora com esse naipe fosse uma inspiração para outras .


Tonya não era bem vista, ela xingava a todos, tirava satisfações , até que um dia , consegue dar o salto impossível : O triplo Axel.




Aí, ela ganhou tudo e se tornou a primeira americana a conseguir esse feito .


Mas, seu casamento, a competição com outra patinadora, não lhe davam fácil a vaga para a disputa de uma Olimpíada , que era o seu sonho maior.




Um plano para que isso acontecesse  não sai do jeito que Tonya queria e aí, tudo se transforma em sua vida profissional e pessoal.




Bom filme, mostra como esses atletas vivem , sofrem , e querem a todo custo conseguir a suas vitórias.




Atuação magnânima de Allison Janney, assim como Margot Robbie.




Valeu a pena !




Eu recomendo !

Um comentário:

  1. O roteiro explora muito bem a personalidade explosiva da protagonista, que ganha muita verdade na interpretação de Margot Robbie sabiamente indicada ao Oscar. Quando leio que um filme será baseado em fatos reais, automaticamente chama a minha atenção, adoro ver como os adaptam para a tela grande. Tambem recomendo assistir Dunkirk, adorei este filme, é um dos melhores filmes baseadas em fatos reais drama.A história é impactante, sempre falei que a realidade supera a ficção. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção.

    ResponderExcluir