Powered By Blogger

sábado, 28 de outubro de 2017

"Obra Sobre Ruínas" OU Uma Investigação Cênica Sobre Amor E Liberdade



Fui assistir à peça " Obra Sobre Ruínas" do diretor Fernando Aveiro e com atuação solo de Humberto Caligari.

Foi uma indicação do meu amigo de trabalho, pois se trata do primo que a representa . Um outro motivo , seria ir ao Teatro Santarosa, um espaço tão bonito e na minha opinião ainda sublocado, pois deveria haver mais espetáculos lá.

Bem, quanto ao espetáculo , de duração de 55 minutos , ao entrar na sala, o ator já está posicionado , maquiado e caracterizado em seu personagem , esperando o público entrar e se acomodar e os sinais de início.

Gostei muito da movimentação dele, toda marcada minuciosamente, com gestos e movimentos mínimos, precisos, dando a noção de algo muito próximo, como se estivéramos assistindo em slow motion na TV em nossa casa. É uma grande qualidade essa do ator que nos apresenta tal característica.


Gostei demais também da caracterização, ou seja do figurino, totalmente neutro , representando uma unidade, seja ela masculina ou feminina , era uma unidade, GENTE , que parecia sofrer o tempo todo com algo que a incomodava.

O cenário, muito inusitado e criativo, me levou ao nome do espetáculo, ou parte dele , RUÍNAS" , pois se utilizou de uma parafernalha meio velha, meio largada , mas, que se fazia funcionar e ao mesmo tempo dar luz e cor às cenas. Muito bom mesmo !

O som e a trilha sonora mexeram com minha cabeça, e foi pra mim um personagem do espetáculo. Perfeito , inteiramente pertinente com as cenas e o texto, algo muito bem pensado, coisa de teatro mesmo, de estudos com esse detalhe fundamental : A TRILHA .

O texto , todo elaborado, formal, um pouco eloquente, falando das falácias por nós vividas nos dias de hoje, de todo esse mal que nos acomete , algo bem tétrico mesmo, triste, melancólico .


As máscaras, ah as máscaras, essa não poderiam faltar , principalmente por tudo que passamos , com mentiras, falcatruas e descaso principalmente dos grandes , dos poderosos.

Gostei muito da interpretação do Humberto Caligari , que como disse , estudou e ensaiou quase 2 anos para essa estreia . Está de parabéns !

Valeu a pena !

Eu recomendo ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário