Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

"Afterimage" OU A Luta Contra o Realismo Socialista





Bem consistente o último filme de Andrzej Wajda , diretor de "Afterimage" , representante da Polônia a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.




Primeiramente, a definição de Afterimage , que é um fenômeno em que uma imagem continua a aparecer na visão de um indivíduo mesmo que o contato com essa figura tenha sido interrompida.






Assim é a luta do maior pintor e artista polonês do século passado, Wladyslaw Strzeminski(Boguslaw Linda) , com sua visão modernista da arte , luta e se opõe ao realismo socialista, que não apresenta nada de arte, e apenas visa propagar os ideais soviéticos.






O filme humilha o tempo todo o pintor polonês, desde que ele rasgou um retrato gigante de Stalin que estava na parte de fora de sua janela.






A partir daí, a polícia não deixou o artista em paz, perseguindo-o e acabando com todas as suas obras, exposições , e locais onde tinha a assinatura do artista.






Como um ótimo professor na Escola de Arte do Lódz , adorado pelos alunos , acaba por ser demitido e perseguido .






Morando num apartamento e sem dinheiro para pagar o aluguel, o pintor fica a míngua , chegando a lamber o pouco que tem no prato .






Nem os alunos, nem sua filha Mika ( Bronislawa Zamacho) conseguiram tirar o pintor da miséria .


Seu estado piora tanto, que vem a falecer de uma tuberculose.






Gostei muito de ter conhecido a história do pintor polonês, que mesmo sem uma perna e um braço, lutou bravamente a favor da arte .






Valeu muito a pena!




Eu recomendo !





Nenhum comentário:

Postar um comentário