Powered By Blogger

terça-feira, 11 de julho de 2017

"Sob Pressão" OU A Realidade Médica Brasileira





Adorei o filme visto na Globo ontem à noite " Sob Pressão " de Andrucha Waddington .


Já sabia que isso aconteceria pelo tema que seria ali apresentado : A dificuldade médica e de sua equipe em desenvolver as normais condições de trabalho em um hospital falido e na periferia.




É o que acontece com a equipe do Dr Evandro ( Julio Andrade), que toma estimulantes para se manter em pé e bem ativo, pois não consegue dormir, descansar , tamanha é a demanda de trabalho.


E foi justamente na hora em que Dr Evandro iria comer um bauru, que chega ao mesmo tempo 3 urgências no hospital devido a um tiroteio ocorrido no morro na guerra entre policiais e traficantes.


O primeiro caso , o de um traficante , em coma e necessitando urgente de uma cirurgia , o outro de um policial atingido com uma bala na cabeça, também em coma e uma criança que foi atingida na perna por uma bala perdida.




Problema : Quem atender primeiro ? Em quem fazer a cirurgia ? Dr Evandro não quer nem saber e não engole as pressões do Capitão Botelho ( Thelmo Fernandes) que exige que seu colega seja operado e que o bandido seja morto.




Outro fato é que a criança é filha de um jornalista, de um bam bam bam , e que exige cuidados rápidos e eficientes com seu filho.


Um residente (Alamo Facó) é enviado para ver o caso do menino e aparentemente após verificar o rx, diz que nada de mais grave havia acontecido.




Confusão no centro cirúrgico com a decisão de quem operar entre o policial e otraficante, mas, como o tomógrafo estava quebrado , a cirurgia do policial deverá ser realizada em outro serviço, e aproveitando que ele está estável , deve aguardar .


Dr Paulo ( Icaro Silva ) começa a cirurgia no bandido , acompanhado de Dra Carolina ( Marjorie Estiano), uma nova médica, recém chegada do Programa Médico sem Fronteiras, que trabalhou no Haiti por 3 anos e tem vasta experiência em cirurgia.




O Capitão Botelho está na pressão e chega até algemar Dr Evandro . Ana Lucia ( Andrea Beltrão ) , a administradora do hospital é chamada e tenta colocar panos quentes, assim como o diretor clínico , o Dr Samuel ( Stepan Nercessian).


Na hora da cirurgia, a luz acaba, aparelhos não funcionam, não há sangue para repor no paciente , falta medicamento , outro aparelho está quebrado e alternativas eles arrumam para que seu procedimento seja um sucesso .




O caso do menino parece não ser tão simples assim, pois está com frio , a perna com diferença de temperatura e com dor . O residente viu os pulsos corretamente ???


Dr Evandro tem que agir rápido e firma um diagnóstico cirúrgico de urgência da situação confrontando com o arrogante pai do menino que queria tirar o menino daquela espelunca .






O filme é baseado no livro homônimo de Márcio Maranhão e para quem é da área médica  vai se deleitar com os fatos ocorridos e  se identificar em várias das situações .


Ótimo filme !




Novamente , Julio Andrade dá um show de interpretação, se tornando com certeza o melhor ator do cinema brasileiro nos dias de hoje .


Valeu a pena !




Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário