Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de julho de 2017

"Jonas e O Circo Sem Lona " OU Imperdível !





Como é bom assistir a algo que nos remete ao passado, à infância, aos sonhos , às brincadeiras de criança, ao puro , à alegria , à vida , AO CIRCO.




Assim é o documentário de Paula Gomes, " Jonas e o Circo sem Lona" , produzido e rodado todo na periferia , no estado da Bahia.




O longa nos conta a história de Jonas ( Jonas Laborda), um garoto de 13 anos, filho e neto de artistas circenses, que carrega no sangue essa marca, essa vontade de atuar num picadeiro.


Para suprir esse desejo, monta no próprio quintal de casa, um cirquinho improvisado, com tablados, picadeiro, arquibancada, trapézio e outros remanescentes de um antigo circo que a família teve.




Vive com o sonho de um dia ir embora para o circo onde o tio tem , e que ele poderia fazer parte , mas, sua mãe, que preza os seus estudos não deixa de forma alguma.




Enquanto isso , ele treina os seus amigos da vizinhança a fazerem números circenses , para poderem apresentar no cirquinho, com bilheteria e cobrança de ingresso .


Ele tem toda a sequencia dos números, música, microfone, trilha sonora dos números, o figurino , pinta os amigos , faz número com o monociclo  e imita Michael Jackson .




É sensacional o que esse menino faz sozinho, com as coisas de sua cabeça para construir a arte .


As cenas dos meninos todos arquitetando os números, conversando sobre , é de uma realidade fora do comum, assim como, de uma pureza só vista nessa idade.


Fiquei encantado com tudo isso , classificando de cara o filme como imperdível .




O problema de Jonas era sua mãe , que como disse , o tempo todo insistia em que ele estudasse, porém o menino não levava a sério os estudos , e era um péssimo exemplo nesse quesito.


Até a sua avó, que foi do circo, o estimulava a seguir o que o coração dele pedia.




No final, nem o cirquinho era mais realizado, seus amigos meio que abandonaram a ideia e Jonas ficou sozinho, sem o sonho de representar .

PS: Apenas uma observação : Se fosse o diretor do filme, deletaria a cena em que Jonas beija uma garota na boca. Sei que é pertinente do momento da adolescência de todos os garotos, mas, prefiro ficar com a imagem pueril e circense do garoto.


Excelente documentário !




Valeu a pena !


Eu recomendo




"Jonas e O Circo sem Lona"- Paula Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário