Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de julho de 2017

"Era O Hotel Cambridge" OU Daqui Não saio, Daqui Ninguém Me Tira !







Era um filme que eu estava para assistir, e aproveitei bem a sessão do Canal Brasil, para poder ver o filme "Era o Hotel Cambridge" da diretora Eliane Caffé.


E gostei ! Era o que esperava .Algo despretensioso ,mas , forte , incisivo na mensagem para o espectador.




O filme retrata a ocupação dos refugiados e sem tetos em edifícios abandonados no centro de São Paulo, sua luta diária com a justiça para retomada da posse , a briga com o batalhão de choque e também , claro , os próprios dramas pessoais de cada um que está ali, que já seria o bastante para uma vida menos abastada que a nossa.




O filme conta com 2 caras conhecidas entre os refugiados e sem tetos: Suely Franco ( fantástica ) e José Dumont ( perfeito ), que desconstroem e junto com os outros seguem o dia a dia sofrido e corrido.




Importante conhecer a FLM ( Frente de Luta por Moradia ) e também o GRIST ( Grupo Refugiados e Imigrantes sem Teto), que lutam por direitos adquiridos e por uma melhor condição de vida.




Momentos marcantes no filme , dão conta do diálogo por internet , na web cam do congolês com seu irmão, discutindo os problemas familiares, o nascimento de um filho, a doença da mãe, a venda de um imóvel e os problemas internos do Congo , que por si só já são intratáveis.




Outro destaque, é a conversa do palestino com o seu filho, em árabe e português , cantando uma música para lembra de casa, e ao mesmo tempo, ensinando o filho algumas palavras em português.




Música , dança e encenação também foi outra cena de destaque , que mais parecia com uma peça de teatro, uma instalação , muito colorida e sensual.




Filme ótimo, com uma representante que não aguenta mais os problemas com os próprios colegas, cada um querendo enxergar somente o próprio umbigo e não a causa como um todo , onde , assim, podemos fazer uma analogia de como é a vida dos refugiados que estão espalhados no mundo inteiro ,principalmente esses últimos que vão em direção ao continente europeu.




Ótimo tema, ótima reflexão .




Valeu a pena !




Eu recomendo !




"Era o Hotel Cambridge"-Eliane Caffé.





Nenhum comentário:

Postar um comentário