Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de junho de 2017

"Fátima" OU Orgulho e Preconceito



Filme premiado como Cesar de Melhor Filme em 2016 , "Fátima" de Philippe Faucon mostra dura realidade de imigrantes argelinos que vivem na França para dar uma vida melhor aos seus filhos.


Esse é ocaso de Fátima ( Soria Zeroual) a matriarca da família, que não fala bem o francês e se comunica principalmente em árabe com as filhas Nesrine ( Zita Hanrot) que acabara de entrar no curso de medicina e Souad ( Kenza Noah Aiche) ,uma adolescente de 15 anos, rebelde e com uma independência fora do normal.


A diferença é que a mãe nasceu na Argélia e as filhas em  solo francês , assim, habituadas aos modos e costumes e também com a língua francesa , elas têm vergonha da mãe que não se adaptou aos mesmos costumes e língua.


Para assegurar os estudos das filhas e sustentar a casa, a forte Fátima vai trabalhar de empregada doméstica e passa por toda a humilhação que um imigrante passa , como por exemplo achar de propósito dinheiro em bolsos de roupas para ver se devolvem ou não aos patrões.


E assim, é a vida de Fátima , que trabalha pela manhã fora de casa e á noite em casa para fazer comida e dar conta de tudo para suas filhas.


O diretor quer mostrar que apesar de parecer a mais frágil, por não saber falar o francês fluentemente e também ter suas próprias convicções , é a mais forte das três mulheres , com muita gana e virtude , que tenta passar às suas filhas , mesmo as mesmas achando um retrocesso a sua forma de pensar e agir.


Ótimo filme, principalmente pelo momento vivido na Europa exatamente por causa dos refugiados e imigrantes .


Valeu a pena !


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário