Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de maio de 2017

"O Ornitólogo" OU Acachapante !





Assisti ao tão falado e comentado filme de João Pedro Rodrigues " O Ornitólogo" .




O filme é um deleite para quem gosta de imagens e sons .Uma pintura , parece que está visitando a um museu .






Conta a história de Fernando ( Paul Hamy) , um ornitólogo, que sai para a mata em busca da observação de aves no norte de Portugal .




Com seu caiaque amarelo, suas ferramentas de subsistência , um gravador e seu celular, que volta e meia trocava mensagens com o possível namorado , fazia de Fernando , um homem duro e determinado no que se propunha.








Certo dia, na observação de uma ave por seu binóculo, é arrastado pelas correntezas das águas do rio que o acaba levando para uma margem , deixando - o desacordado.






Duas chinesas Fei ( Han Wen) e Lin ( Chan Duan) que estavam passando pelo local, perdidas, pois as duas estavam fazendo o caminho de Santiago, encontram o rapaz caído no chão, as margens do rio e fazem a ressuscitação básica , fazendo -o acordar novamente .






Assustadas por estarem em um local diferente e segundo elas demoníaco , elas pedem ao rapaz que fique com elas até saírem dali.




Fernando não quer, pois diz que terá que pegar outra direção que não rumo à Compostela.




As chinesas então dão uma bebida a ele e o amarram , como se fora uma crucificação ( primeira referência religiosa no filme? ) .






Elas, pensam até em castrá-lo, devido à sua indisponibilidade e frieza em não querer acompanha-las .




Fernando consegue se livrar das cordas e fugir mata adentro, ou fora . Nesse caminho solitário , encontra Jesus, um jovem surdo mudo ,  que vive com seu rebanho, e aos poucos vai se aproximando de Fernando.






Outra encenação religiosa ? Vem o profano confrontar com o sagrado ?




Fernando segue firme tentando buscar uma saída . Encontra restos do seu caiaque , suas coisas, mochila .






É acompanhado a todo tempo por uma pomba branca, que parecia estar com a asa quebrada e foi cuidada pelo ornitólogo.






Em mais uma parada, Fernando encontra homens vestidos totalmente dos pés á cabeça numa encenação tribal forte , matando um javali e dançando com sua cabeça .






Mais e mais caminho , Fernando encontra refúgios em casas abandonadas , cenas vêm e vão em sua mente , come o que vê pela frente ( frutos , coisas da terra).






Em mais um encontro, se depara com 3 mulheres nuas , caçadoras, todas em cima de cavalos , e mais uma cena religiosa : A alusão à Santo Antônio .






Fernando é Antônio ?




No último encontro com Jesus ou o irmão gêmeo de Jesus , Fernando ou Antônio ( João Pedro Rodrigues)  tem seu destino final : Padova !?






Ficam várias reflexões sobre o filme , sua simbologia e principalmente o seu final.




Valeu muito a pena conhecer o trabalho de João Pedro Rodrigues.




Gostei muito !




Eu recomendo !


"O Ornitólogo" - João Pedro Rodrigues





Nenhum comentário:

Postar um comentário