Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de maio de 2017

"Histeria" OU O Encontro de Freud com Dalí no Theatro Pedro II



Fui assistir a peça "Histeria", escrita por Terry Johnson e dirigida por Jô Soares no Theatro Pedro II.




A peça de duração de aproximadamente 2 horas, que aliás, foi enxuta em alguns 10 minutos a menos , no texto original, graças a uma projeção incluída por Jô para que não ficasse tão extensa, já que são mais de 125 páginas de textos.


O mote principal é o encontro de Freud ( Norival Rizzo) com Salvador Dalí ( Rubens Caribé), na Londres , pós período nazista, com o pai da psicanálise , sendo bastante questionado , e  doente já ( com um câncer na mandíbula) e algumas nuances como a visita quase diária de seu médico judeu ( Milton Levy) e também de uma mocinha bem atrevida( Erica Montanheiro) que mesclava momentos de realidade e inconsciente em suas histerias .


A peça é pura psicanálise, e para quem entende do assunto é um prato cheio , quem não entende também apreciará , pois ela é bem recheada de humor e momentos desconcertantes dos gênios da psique e da pintura .



Salvador Dalí, é cômico, único , um louco divertido e os seus trejeitos e modus operante deixa a peça bem mais agradável , já que os diálogos entre Freud e a mocinha são mais complexos .


As convicções do artista são questionadas, tem a questão sexual, a presença da mãe , do pai e todas as nuances desse relacionamento , o abuso , enfim ...um compêndio mesmo de psicanálise.


As atuações de todos os atores em cena são memoráveis . Destaco todos eles , mas, a  histeria de Erica Montanheiro é bem contagiante .



Outro destaque é o enorme cenário , que enriquece ainda mais o espetáculo .


Parabéns a todos !


Ótima peça !


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário